CPI do 8/1 no DF também quer ouvir Delgatti após revelações de hoje
A CPI dos Atos Antidemocráticos do DF votará a convocação do hacker Walter Delgatti para depor na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
O que aconteceu:
O deputado distrital Fábio Felix (PSOL) disse ter enviado um documento para que na próxima sessão os parlamentares decidam se chamarão o hacker para prestar esclarecimentos. Hoje, Delgatti é escutado na CPI mista do 8 de janeiro no Congresso Nacional.
"O golpe de Estado que estamos investigando aqui tem a ver com a tentativa de hackear as urnas eletrônicas", argumentou Fábio. "Os fatos não são isolados, fragmentados".
Segundo o parlamentar, a convocação de Delgatti será "fundamental" para analisar a "camada política do golpe e onde ele foi tramado". O hacker declarou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria oferecido a ele um indulto em troca de manipular as urnas eletrônicas e minar as eleições de 2022, além da proposta de plantar escutas ilegais contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Próximos passos
A CPI do DF ouvirá na próxima quinta-feira (24) o tenente-coronel Mauro Cid, preso desde maio por suspeita de falsificar cartões de vacina, inclusive para a família Bolsonaro. Cid também se tornou suspeito de participar de esquemas de desvio e venda de joias recebidas pela Presidência.
O presidente da comissão, deputado distrital Chico Vigilante (PT), anunciou hoje que pedirá prorrogação da comissão por mais 90 dias, para garantir que todos os responsáveis sejam identificados.