Tales: Mensagem indica ação direta de Bolsonaro para esgarçar instituições

O colunista do UOL Tales Faria comentou durante sua participação no UOL News desta terça-feira (22) a respeito do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ser intimado a depor na Polícia Federal por mensagens trocadas com empresários incentivando o compartilhamento de fake news.

Esse negócio das fake news, além do aspecto policial, jurídico, é o fato de um presidente da República estar atacando abertamente, pedindo para distribuir coisas, atacando ministros do Supremo. Isso não é papel para presidente da República, seja ele qual partido for. Ele não tem que estabelecer esse tipo de conflito institucional.

"O Bolsonaro passou o governo inteiro nesse conflito institucional que culminou com um golpe de Estado. Daí que vem, mais do que a suspeita, a visão, a análise de que Bolsonaro jogou para esgarçar as instituições para depois promover o rompimento", completou.

Tales: Michelle Bolsonaro é quem perde com saída de advogado

O colunista do UOL também comentou a respeito de o advogado Daniel Bialski ter deixado a defesa da ex-primeira-dama no caso das joias. Para Tales, Michelle Bolsonaro é quem tem a perder com a saída.

A Michelle perde porque a chance que ela teria era ter uma defesa só dela que permitisse ela se blindar um pouco mais do Bolsonaro. Interessa ao Bolsonaro juntar os dois porque o Bolsonaro tem o hábito de lançar às feras depois quem interessa mais a ele. Ele já lançou uma ex-mulher, já largou ela, e fez até um dos filhos se colocar como candidato para impedir a candidatura dela.

"Ele fez isso com vários aliados. E a Michelle, cedo ou tarde, pode ser outra vítima dele. Um advogado diferente seria uma forma de blindar. Sendo um advogado só é problemático", opinou.

Bolsonaro é um violador da lei em série; investigação não é perseguição, diz professor

Continua após a publicidade

O professor de Direito da FGV Oscar Vilhena também falou a respeito das mensagens que, supostamente, teriam sido enviadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro incitando o compartilhamento de fake news. Vilhena relembrou outros atos nos quais Bolsonaro está envolvido e afirmou que a investigação é necessária.

O ex-presidente da República é um violador em série da legislação brasileira. Ele violou regras que dizem respeito a saúde pública, regras administrativas, regras constitucionais e regras penais, além de eleitorais.

O professor ainda destacou a gravidade de um presidente da República incitar contra o Estado Democrático de Direito.

É muito grave quando o presidente da República faz ataques ao Supremo, quando instiga a população a se colocar contra ministros do Supremo, quando ele incita 'as minhas Forças Armadas tomarão providências". Ele tem várias implicações, onde fica claro que ele eventualmente violou as regras da lei de defesa do Estado Democrático de Direito.

"O que temos que nos acostumar, infelizmente é lamentável isso, que você tenha um ex-presidente que seja investigado em tantas situações. Mas isso não é perseguição, isso é resultado da ação irresponsável dessas pessoas", finalizou.

***

Continua após a publicidade

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

Só para assinantes