Topo

Lula assina decreto de aposentadoria de Rosa Weber, do STF

A ministra Rosa Weber participa de sua última sessão como presidente do Supremo Tribunal Federal Imagem: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

29/09/2023 07h46Atualizada em 29/09/2023 10h08

O presidente Lula (PT) assinou o decreto que concede aposentadoria à ministra Rosa Weber, do STF.

O que aconteceu:

O decreto foi publicado hoje no DOU (Diário Oficial da União), mas a aposentadoria de Rosa Weber começa a valer no sábado (30). O texto é assinado por Lula e pelo ministro Flávio Dino (Justiça).

A ministra Rosa Weber completa 75 anos no dia 2 de outubro, idade-limite para ocupar um cargo no STF.

Ela foi indicada pela ex-presidente Dilma Rousseff e assumiu a cadeira do STF em dezembro de 2011. Rosa Weber foi a terceira mulher a ocupar o cargo de ministra do STF.

Lula deve indicar um novo nome nos próximos dias. O presidente está sendo pressionado para indicar uma ministra para a cadeira de Rosa Weber, mas já declarou que "o critério não será gênero e raça".

Entre os cotados, estão o ministro Flávio Dino, o presidente do TCU, Bruno Dantas e o advogado-geral da União, Jorge Messias.

Caso se confirme a indicação de um homem no lugar de Rosa, a ministra Cármen Lúcia passará a ser a única mulher entre os 11 ministros. A cúpula do governo está desconfortável com a lembrança de que a opção por um homem contradiz o discurso sobre diversidade de Lula.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lula assina decreto de aposentadoria de Rosa Weber, do STF - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política