Barroso comemora chegada de Dino ao STF: 'Muita alegria'
Do UOL, em São Paulo
14/12/2023 17h29Atualizada em 14/12/2023 17h39
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, celebrou a chegada na Corte do atual ministro da Justiça, Flávio Dino, ao Supremo durante sessão em plenário hoje.
O que aconteceu
Barroso disse que Dino fez "uma bela carreira na magistratura". "Depois é que ele foi para a política, e, agora, está de volta ao Direito. E nós saudamos a chegada dele com muita alegria". A fala rebate o argumento utilizado pela oposição, de que o atual ministro da Justiça seria inadequado para o cargo porque tem uma trajetória na política.
O presidente do STF também cumprimentou o novo procurador-geral da República, Paulo Gonet. "Será muito bem-vindo aqui, é muito estimado por todos nós".
Antes do ministro falar, a atual procuradora-geral, Elizeta Ramos, se despediu da função e informou que seu sucessor deverá assumir o cargo no próximo dia 18.
Posse de Dino
O ministro da Justiça, Flávio Dino, aprovado ontem para uma cadeira no STF, tomará posse em 22 de fevereiro. A previsão foi feita após uma reunião com Roberto Barroso, presidente da Suprema Corte.
Dino esteve no STF no início da tarde para um encontro a convite de Barroso antes da sessão plenária. É praxe. Após a aprovação de um novo ministro pelo Senado, o presidente do STF o chama para discutir detalhes da posse, como uma eventual data.
O atual ministro da Justiça disse que precisa "fazer um processo de transição relativo ao Ministério da Justiça", disse. Ele vai ao Planalto para acertar os detalhes da saída do cargo com o presidente Lula.