Paraíso restrito com dunas: como é a ilha onde Lula passará o fim de ano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai passar a virada do ano na Restinga da Marambaia, uma praia do Rio de Janeiro. O local tem acesso restrito e é controlado pelas Forças Armadas.

Lula chega à praia nesta terça (26). Ele permanece no local acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, até o dia 3 de janeiro.

Como é a ilha

A Restinga da Marambaia fica nas áreas de três municípios: Rio de Janeiro, Itaguaí e Mangaratiba.

Em 2006, Lula (de sunga azul e sem camisa) também descansou na Restinga da Marambaia (RJ)
Em 2006, Lula (de sunga azul e sem camisa) também descansou na Restinga da Marambaia (RJ) Imagem: Sérgio Lima/Folhapress

A área é militar e, por isso, tem acesso restrito. A administração é da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB).

Ilha tem aproximadamente 42 quilômetros de extensão. Ela é separada do continente pelo Canal do Bacalhau, que fica em Barra de Guaratiba (RJ).

Praias e dunas. O ponto mais alto da ilha é o Pico da Marambaia, com 647 metros de altura. A vegetação da ilha tem grandes áreas de restinga e manguezais, com praias e dunas, além de reservas de Mata Atlântica.

A hospedagem ocorre na parte oeste, onde está localizado o Cadim (Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia). No espaço, criado em 1981, ocorre a preparação para deslocamento e combate das Forças Navais e dos Fuzileiros Navais.

Vista da Ilha da Restinga da Marambaia, no Rio
Vista da Ilha da Restinga da Marambaia, no Rio Imagem: Joel Silva/ Folhapress
Continua após a publicidade

O local também tem uma igreja, uma escola municipal e um heliponto. Também abriga casas para militares e suas famílias.

Praia já foi mercado de escravizados

No período colonial, a região era visitada por piratas. Os criminosos abrigavam suas embarcações em períodos de mau tempo.

Vista da Ilha da Restinga da Marambaia, no Rio
Vista da Ilha da Restinga da Marambaia, no Rio Imagem: Joel Silva/ Folhapress

No século 19, no período imperial, foi instalado no local um entreposto para escravizados trazidos da África. Após a abolição da escravatura, as terras foram vendidas. No fim do século 19, a propriedade passou para o Banco da República do Brasil.

Continua após a publicidade

A União adquiriu a ilha em dezembro de 1904. Dois anos depois, o espaço foi colocado à disposição da Marinha. A Escola de Aprendizes-Marinheiros começou a funcionar no local em 1908.

A praia também já foi cenário de novela. Em 2013, "Guerra dos Sexos", da Rede Globo, teve filmagens no local.

Outros presidentes já usaram a praia para descansar. Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) estiveram no local. Em 2006, Lula passou o Carnaval na área com parentes.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

Deixe seu comentário

Só para assinantes