Ataques de 8/1 foram promovidos por líderes políticos, diz Lula em artigo
Do UOL, em São Paulo
08/01/2024 10h08
O presidente Lula (PT) escreveu em artigo publicado hoje no Washington Post que os ataques de 8 de janeiro foram promovidos por lideranças políticas.
O que Lula escreveu
Lula disse que "tentativa de golpe" com invasões em Brasília foi resultado de um "processo longo". "[O processo] foi promovido por lideranças políticas extremistas para desacreditar a democracia em benefício próprio", escreveu o presidente.
Sem citar Bolsonaro, Lula afirmou que sistema eleitoral foi criticado por eleitos pela própria urna. "O objetivo dessas alegações falsas era desqualificar a democracia para perpetuação de poder de forma autocrática", disse o petista.
Brasil completa um ano da tentativa de golpe
Ato em defesa da democracia hoje em Brasília marca um ano dos ataques na Praça dos Três Poderes. Evento recebeu o nome de "Democracia Inabalada" e vai ser realizado no Congresso Nacional.
A cerimônia vai contar com a presença de Lula, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso, e Luís Roberto Barroso, presidente do STF. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), vai faltar por problemas pessoais.