Justiça do RS condena Luciano Hang por chamar arquiteto de 'esquerdopata'

A Justiça do Rio de Grande do Sul condenou o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, por ele ter chamado um arquiteto de "esquerdopata". Hang disse que vai recorrer.

O que aconteceu

Hang foi condenado por injúria e difamação. Inicialmente o empresário recebeu sentença de um ano e quatro meses de prisão, em regime aberto, e mais quatro meses de detenção (pena que não admite o regime inicial fechado). Entretanto, as penas foram substituídas por prestação de serviços à comunidade.

Empresário terá que prestar uma hora de serviço para cada dia da pena de prisão. Além disso, a Justiça mandou o dono da Havan pagar multa de 35 salários mínimos para o arquiteto. Considerando o valor atual do piso nacional (R$ 1.412), a quantia é de R$ 49.420.

Em nota, Hang disse que condenação é um "absurdo" e vai recorrer. "O Brasil é um país extremamente perigoso para um empreendedor. Na busca de gerar empregos e desenvolvimento, pode ser processado criminalmente por pessoas que se utilizam de ideologias ultrapassadas para impedir a construção de empreendimentos", afirmou o empresário.

Um absurdo. É inaceitável que debates políticos sejam punidos tirando o direito à liberdade de expressão. Luciano Hang, dono das lojas Havan

Arquiteto liderou protesto contra instalação de réplica da estátua da Liberdade em loja da Havan. Em 2020, Humberto Tadeu Hickel fez um abaixo-assinado contra a instalação em uma unidade na cidade de Canela (RS), a cerca de 130 quilômetros de Porto Alegre.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.