Políticos lamentam morte de Silvio Santos: 'Levou alegria por onde passou'
Do UOL, em São Paulo
17/08/2024 10h57
Políticos e autoridades lamentaram neste sábado (17) a morte de Silvio Santos, em São Paulo, aos 93 anos, em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por H1N1. O apresentador havia sido internado no início do mês para fazer exames de imagem, segundo a assessoria do SBT.
Homenagens no governo
Lula lamenta morte de Silvio Santos e cita 'vazio': 'Fim de uma era'. Em publicação no X, o presidente lembrou da trajetória do dono do SBT e expressou seus sentimentos aos familiares, amigos e fãs. "Ao longo dos anos, nos encontramos em programas de TV, reuniões e conversas, sempre com respeito e carinho. A sua partida deixa um vazio na televisão dos brasileiros e marca o fim de uma era na comunicação do país", afirmou.
Brasil perdeu 'alguém de casa', lamenta o vice-presidente. Geraldo Alckmin ainda exaltou a "voz inconfundível" e a "simplicidade cativante" de Silvio Santos. "Quando ligávamos a televisão ele estava sempre lá", lembrou. "Mais recentemente, ao lado de sua filha, a querida Patrícia Abravanel, percebi que, mesmo ausente durante a celebração dos 60 anos de seu programa, Silvio Santos fascinava, como uma verdadeira lenda".
Relacionadas
Hoje o Brasil não perdeu apenas um de seus maiores comunicadores, mas 'alguém de casa': de todas as casas. (...) Com uma voz inconfundível, uma simplicidade cativante e um microfone na lapela, Silvio Santos trouxe alegria para milhões de lares brasileiros. Ao longo das décadas, pudemos testemunhar o fascínio da plateia com sua presença. (...) À sua família e seus amigos, os meus sentimentos e as minhas orações.
Geraldo Alckmin, vice-presidente
Ministra da Cultura define apresentador como o 'maior da TV brasileira'. "Meus sentimentos aos familiares, amigos e a todos os fãs que, assim como eu, lamentam essa enorme perda", disse Margareth Menezes.
Silvio 'levou alegria por onde passou', diz Alexandre Padilha. O ministro das Relações Institucionais descreveu Silvio como "um dos maiores ícones da televisão brasileira" e expressou seus sentimentos aos familiares e amigos. "O Brasil se despede de um de seus maiores comunicadores, um profissional que levou alegria por onde passou e que fez parte da vida de todos nós por tantos anos. Obrigado por tanto, Silvio!", publicou.
Congresso Nacional
'Dificilmente será superado', disse Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal. "Temos um sábado muito triste com uma perda realmente muito significativa para o Brasil, desse que foi seguramente o maior comunicador da história do Brasil e que dificilmente será superado", comentou Pacheco em entrevista ao SBT. Ele disse que avalia decretar luto oficial no âmbito do parlamento em homenagem póstuma ao apresentador.
'Transmitiu alegria aos lares do país durante décadas', escreveu Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados. Em rede social, o parlamentar expressou "solidariedade e orações à família e aos amigos de Silvio" e retomou a carreira do apresentador: "De competente vendedor ambulante, ele construiu um dos maiores grupos de Comunicação do Brasil. Silvio Santos, sem jamais perder seu jeito natural e expansivo, transmitiu alegria aos lares do país durante décadas. Seu legado é gigante".
Judiciário
Para presidente do STF, Silvio deixará uma 'marca eterna'. "Um dos maiores comunicadores do Brasil, Silvio Santos tem uma história de sucesso empresarial que sempre será exemplo", diz a nota de pesar assinada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal.
[Silvio foi] Um empreendedor que, do zero, criou uma das maiores emissoras de televisão do país. Deixará marca eterna na comunicação brasileira por sua conexão única com o público e que atravessou gerações.
Luís Roberto Barroso, presidente do STF
'Figura emblemática', disse Barroso ao SBT. O presidente do STF comentou que Silvio Santos é uma dessas pessoas que marcam sua época e disse lembrar de ver o apresentador na TV antes mesmo de ele criar a emissora. "Talvez a coisa que mais tenha me chamado atenção nele era a extraordinária capacidade de comunicação com pessoas de diferentes níveis educacionais e culturais", afirmou. "Ele falava com empatia e carisma, das pessoas mais simples às pessoas mais sofisticadas, atraindo audiência e estima de pessoas que sequer o conheciam."
A democracia é um tipo de regime político e de sociedade aberta que tem lugar para as pessoas que tenham as mais diferentes visões. A capacidade de tratar quem pensa diferente de maneira educada, de maneira civilizada, com respeito e consideração é um diferencial relevante, e acho que ele tinha. Num pais que perdeu um pouco a civilidade, acho que ele era um bom símbolo, talvez até do que a gente deva resgatar.
Luís Roberto Barroso, presidente do STF
Gilmar Mendes chama Silvio de 'gênio', citando talento e carisma. "Manifesto pesar pelo falecimento de Silvio Santos. Gênio da comunicação, Senor Abravanel representa uma marco na história da televisão brasileira. Seu talento e carisma permanecerão para sempre entre nós. Meus sentimentos aos familiares", escreveu o ministro do STF.
Silvio fez o brasileiro 'usufruir do direito à felicidade', exalta Fux. Em nota, o ministro do STF lembrou que o apresentador foi amigo de seu pai na época em que era camelô. "Estava sempre sorrindo", escreveu. "Recentemente conversei com Silvio ao telefone e ficamos de marcar um jantar. Infelizmente não deu tempo. Por agora, avisem aos céus: Silvio Santos vem aí!".
O Brasil perde o maior apresentador e comunicador de sua história: Senor Abravanel, nosso Silvio Santos. Trabalhador, competente e visionário, sempre soube se comunicar - geração após geração - com todos os brasileiros e brasileiras com sinceridade, alegria e, acima de tudo, muita humildade. Meus sentimentos a toda sua família, na certeza de que seu legado de trabalho e alegria será eterno.
Alexandre de Moraes, ministro do STF
Com pesar recebi a notícia do falecimento de Silvio Santos. Silvio deixa um importante legado ao povo brasileiro, não só por ter sido um dos maiores comunicadores da história do país, mas também por sua humanidade e bondade. Rogo para que Deus conforte seus familiares e amigos.
André Mendonça, ministro do STF
Programa de maior durabilidade na televisão mundial. O ministro do STF, Dias Tóffoli, lembrou da inclusão do programa do apresentador no Livro dos Recordes, o que o tornou mundialmente conhecido. "Seu carisma inigualável, sua alegria e bom humor contagiantes e seu talento para entreter tocaram a vida de milhões de brasileiros ao longo de décadas. Sílvio sempre trouxe aos lares brasileiros uma mensagem de otimismo, diversão e amor à vida".
Outros políticos e autoridades
Governo de São Paulo vê Silvio como 'símbolo' e decreta luto de três dias. "O empresário aliou seu perfil empreendedor, treinado na adolescência como camelô, à voz potente e inconfundível para criar um estilo popular que cativou as massas", lembra a nota de pesar. "Nossos sentimentos à família Abravanel, aos amigos, aos funcionários do SBT e aos brasileiros de diversas gerações".
Prefeito de São Paulo fala em 'tristeza enorme' e também decreta luto. Ricardo Nunes (MDB) anunciou ter colocado toda a estrutura da prefeitura à disposição da família para a realização do funeral. "Para que a gente possa se despedir dessa pessoa que foi um ícone, um símbolo da comunicação do nosso país.", declarou o prefeito durante evento de campanha. Na capital paulista, o luto oficial será de sete dias.
A gente recebe essa notícia com uma tristeza enorme. (...) A gente lamenta muito a perda de Silvio Santos, e ficam os nossos sentimentos. Agora é fazer com que a gente possa preparar [um funeral], que a população possa se despedir de Silvio Santos com organização.
Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo
Para Bolsonaro, Sílvio era 'exemplo de alegria e empreendedorismo'. "Homem simples, de trato fácil, com um carisma irresistível", publicou o ex-presidente. "Começou como vendedor ambulante nas ruas do Rio e se tornou um dos maiores empresários de comunicação do Brasil. Meus sentimentos a familiares e amigos, bem como as minhas orações pela dor da irreparável perda".
'Ícone inigualável da televisão', define Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Em nota, o senador prestou condolências à família e aos amigos de Silvio e disse ser difícil expressar o impacto que o apresentador causou na vida de milhares de brasileiros. "Silvio Santos não foi apenas um apresentador, ele foi um visionário, alguém que acreditava no poder do trabalho duro, da dedicação e da fé no Brasil, afirmou.
Datena exaltou generosidade de Sílvio Santos. "Foi o maior comunicador da televisão brasileira e uma das pessoas mais generosas que já conheci", escreveu o jornalista, apresentador e candidato à prefeitura de São Paulo pelo PSDB, José Luiz Datena. "A falta que ele vai fazer é imensa, porque acredito que existem pessoas que são insubstituíveis".