Como está Lula após acidente doméstico? Veja estado e últimas notícias
O presidente Lula (PT) está bem e deve permanecer em repouso nesta segunda-feira (21) no Palácio da Alvorada. Ele sofreu uma queda no banheiro e bateu a cabeça no último sábado (19).
O que aconteceu
Nesta segunda, Lula se encontrou com o assessor Celso Amorim e o ministro Alexandre Padilha. Ele postou que conversaram "sobre a agenda política nacional e internacional para os próximos dias".
Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, que atende o presidente, Lula teve uma pequena hemorragia cerebral e será preciso avaliar a possibilidade de surgimento de novos sangramentos. Não há exames previstos para essa segunda.
Reunião de trabalho no Alvorada com o assessor especial Celso Amorim e o ministro @padilhando. Conversamos sobre a agenda política nacional e internacional para os próximos dias.
-- Lula (@LulaOficial) October 21, 2024
@ricardostuckert pic.twitter.com/b1I4vtWiH3
"É um quadro em que exames deverão ser repetidos durante a semana", disse Kalil. De acordo com o médico, o presidente pode ter atividades normais, mas ficará em observação pelos próximos dias. "Qualquer sangramento cerebral pode aumentar nos dias subsequentes", disse, em entrevista à GloboNews.
Lula foi internado no hospital Sírio Libanês de Brasília após o acidente e recebeu alta no mesmo dia. Ele levou pontos no ferimento e passou por exames no dia seguinte.
Ida para a Rússia cancelada.O presidente tinha na agenda a participação nesta semana na cúpula dos Brics. Porém, os médicos o recomendaram evitar voos longos.
Lula sofreu "ferimento corto-contuso em região occipital", segundo o boletim médico. A região occipital está localizada na parte de trás do crânio, na base da cabeça. Internamente, ao se falar da parte cerebral, é uma área crucial para a visão, explica o neurocirurgião Jamil Farhat Neto. "É onde está localizado o córtex visual do cérebro, que processa as informações visuais enviadas pelos olhos. Um trauma de alto impacto nessa região pode afetar a visão ou causar sintomas como tonturas e dores de cabeça."
Já um ferimento corto-contuso é produzido por uma contusão (machucado) que vai cortar a pele. Guilherme Torezani, neurologista do Hospital Icaraí, acrescenta que, nesses casos, a lesão é provocada por um objeto não afiado. "Ocorre, por exemplo, se você bate a cabeça na quina de uma mesa ou no meio-fio."
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.