Topo

Câmara aprova ajuda financeira a escolas destruídas por chuvas no RS

A deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) Imagem: 11.jul.2024-Mário Agra/Câmara dos Deputados

Do UOL, em Brasília*

30/10/2024 18h28Atualizada em 30/10/2024 18h28

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (30), projeto de lei que autoriza o governo federal a transferir recursos financeiros para reparos em escolas públicas de educação básica atingidas pelas enchentes de maio no Rio Grande do Sul. A proposta agora vai para análise do Senado.

O que aconteceu

Votação foi simbólica. Isso acontece quando todos estão de acordo com o projeto e não pedem votação nominal. O texto é de autoria de José Guimarães (PT-CE) e foi aprovado, sem mudanças, com parecer favorável da relatora, a deputada Daiana Santos (PCdoB-RS).

Relacionadas

Escolas atingidas na área da tragédia. O texto aprovado prevê que, para terem acesso a esses recursos, as escolas públicas devem estar localizadas em áreas efetivamente atingidas nos municípios com estado de calamidade pública ou situação de emergência reconhecido pelo governo federal, conforme delimitação georreferenciada.

Aval virá de conselho. Caberá ao Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) definir os parâmetros para avaliar se houve comprometimento estrutural da unidade por causa das chuvas e como isso será comprovado pelo ente federativo interessado. O repasse depende de assinatura de termo de compromisso, seja pelo estado do Rio Grande do Sul ou pelos municípios.

Fora do arcabouço. O dinheiro será considerado despesa de natureza discricionária, virá do orçamento do Ministério da Educação e não contará para fins de resultado fiscal, segundo permite o decreto que reconheceu o estado de calamidade pública específica do estado.

*Com informações da Agência Câmara

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Câmara aprova ajuda financeira a escolas destruídas por chuvas no RS - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política