Anielle comenta nome de Marielle no Enem: 'Isso é honrar nossa herança'
O tema da redação do Enem 2024 foi "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". Um dos textos de apoio usava o samba-enredo da Estação Primeira de Mangueira de 2019, "Histórias para ninar gente grande", que cita o nome da vereadora Marielle Franco. No Instagram, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, comentou a menção à sua irmã na prova.
O que aconteceu
"Brasil, chegou a vez de ouvir as Marias, Mahins, Marielles, malês". Esse é o trecho do samba-enredo que foi usado como texto de apoio para que os estudantes desenvolvessem a redação.
"Isso é honrar nossa herança". A ministra da Igualdade Racial disse no Instagram que "isso honrar nossa herança, é afirmar nossa história e nosso compromisso com a memória".
Anielle Franco citou ainda o resultado do julgamento dos assassinos da vereadora, que foram condenados por um júri popular na sexta-feira. "Três dias depois de um julgamento histórico que honramos o legado e memória da minha irmã, um dos textos de apoio cita o nome dela", escreveu.
Ronnie Lessa foi condenado a 78 anos e nove meses de prisão pelo assassinato de Marielle Franco em março de 2018. Já Élcio de Queiroz, que dirigiu o carro de onde Lessa fez os disparos, foi condenado a 59 anos e oito meses.
Quem são as Marias, Mahins, Marielles, malês do samba? Segundo Deivid Domênico, um dos compositores, Maria é uma referência a Maria Felipa de Oliveira, descendente de escravizados que liderou a resistência contra portugueses na ilha de Itaparica. Já Mahin é Luiza Mahin, mãe de Luiz Gama, uma mulher revolucionária abolicionista. Os malês eram escravizados muçulmanos que foram trazidos à força para o Brasil no contexto da colonização. Eles lideraram a "revolta dos malês" na Bahia.
8 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Paulo Eugenio Pachechenik
O que este tema traz de conhecimento para um futuro estudante universitário? Com todo respeito à dor da família da falecida vereadora, isso não diz respeito à avaliação, diz respeito sim, a uma questão ideológica. Como fica um estudante que tenha uma abordagem totalmente contrária ao contexto do tema, mas que escreveu de forma impecável? Se ele discordar de qualquer ideia que o tema traga ele será eliminado, sem considerar os quesitos de avaliação que uma redação deve avaliar? Como fica isso?
Remy Soares dos Santos
Eu só gostaria de saber quando é que este caso "Marielle" vai ter um fim, para que outros crimes iguais ou piores do que a dela e do motoristas possam ser elucidados, por este verdadeiro batalhão de pessoas que se dedicam exclusivamente à morte desta então vereadora do Rio de Janeiro. E mais, Marielle está na hora de descansar. Chega.
Armando Tadeu Boudoux
Mimimi. Mimimi. Mimimi