OPINIÃO
Andreza Matais: Mesmo cansado de politicagem, Lula deve chacoalhar governo
Colaboração para o UOL, em São Paulo
10/11/2024 05h30
O presidente Lula (PT) precisa fazer muitas mudanças e chacoalhar o seu governo, mesmo demonstrando cansaço de fazer politicagem neste seu terceiro mandato, destacou a colunista Andreza Matais no UOL News 2ª Edição deste sábado (9).
Tem que trocar o ministro da Secretaria de Educação e tem que fazer muita mudança na área de comunicação do governo, que é um desastre. O governo não consegue comunicar o que está fazendo e fica ainda naquele ritmo de campanha do 'nós contra eles', tratando a imprensa como inimigo, e não é assim que funciona.
É uma questão unânime em Brasília de que o governo precisa mexer na área de comunicação. Com relação a essas medidas todas, essa dificuldade toda tem como pano de fundo 2026, as eleições. O Lula montou um ministério extremamente político, cada ministro ali é candidato a alguma coisa em 2026, alguns querendo até o cargo do Lula, se ele vier à disputa ou não.
O Lula 3 é um presidente completamente diferente do que a gente viu no Lula 1 e Lula 2. Ele está demonstrando muito cansaço principalmente com essas conversas políticas e vai ter que conversar até para mexer nesse governo, senão ninguém vai entender medidas tão duras como essa.
Todo mundo com o olho apenas nas suas reeleições e pouco olho no país. Então vai precisar que o presidente Lula faça uma reunião de chacoalhar o pessoal. Nesse momento é uma outra visão de que é preciso pensar no país e não na eleição de cada um.
Andreza Matais, colunista do UOL
Assista ao UOL News deste sábado (9) na íntegra
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza, além de sábado, às 11h e 17h, e domingo, às 17h. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h, sábado, às 11h e 17h e domingo às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL