OPINIÃO
Sakamoto: Elite da direita quer Tarcísio, PT precisa mirar povão de direita
Colaboração para o UOL
01/04/2025 11h58
O PT deveria concentrar seus esforços em trazer novamente para sua base a camada mais pobre da população que hoje apoia a direita, avaliou o colunista Leonardo Sakamoto no UOL News de hoje.
Ontem, durante ato contra a anistia na PUC-SP, o ex-ministro José Dirceu disse que a esquerda precisa "despertar para as eleições" e que a elite de São Paulo "já abraçou" o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) como candidato à Presidência da República.
Uma parte significativa da elite à direita já abraçou Tarcísio e vê Bolsonaro como carta fora do baralho. Ela prefere uma direita que coma com garfo e faca a uma que coma com as mãos. Mas se a elite da direita abraçou Tarcísio, a massa da direita não, parte dela votou em Bolsonaro e não votaria necessariamente no governador.
Há uma elite da direita, mas a massa importa mais. A Faria Lima nunca tem voto suficiente para eleger um presidente da República. Dirceu está correto quando fala que a esquerda precisa acordar, mas a questão é onde. Na minha avaliação, é menos com relação à elite da direita e dos impactos disso, e mais à massa da direita. Entramos, neste caso, na classe média baixa das periferias, que acredita cada vez menos no Estado. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
Sakamoto citou outro setor no qual a esquerda encontra dificuldades para penetrar: os evangélicos, que consistem em uma forte base de aliados do bolsonarismo.
Outro ponto reside nas religiões, com o crescimento de grupos evangélicos com os quais a maioria da esquerda não consegue dialogar de uma forma correta, muitas vezes resvalando no preconceito e no desconhecimento.
Esses são dois dos vários grupos que acabam sendo mais bem recebidos por um pessoal mais à direita do que à esquerda. Aí sim a esquerda precisa acordar. Caso contrário, esses grupos cairão de forma definitiva no colo da direita.
A esquerda, o PT e os partidos desse campo precisam olhar menos para o que acontece na elite da direita e mais para o que ocorre na base e no povão, se eles querem ter um projeto de país que beneficie a todos de forma real e que consigam disputar a reeleição no ano que vem. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Veja a íntegra do programa:
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL