PUBLICIDADE
Topo

Primeiro caso de ebola é confirmado no Senegal

29.ago.2014 - A ministra da Saúde do Senegal, Awa Marie Coll-Seck, confirma o caso primeiro caso de ebola no país durante durante entrevista à imprensa em Dakar - AFP
29.ago.2014 - A ministra da Saúde do Senegal, Awa Marie Coll-Seck, confirma o caso primeiro caso de ebola no país durante durante entrevista à imprensa em Dakar Imagem: AFP

29/08/2014 11h06

O Senegal registrou um primeiro caso de ebola, um jovem da Guiné que foi colocado em quarentena, anunciou nesta sexta-feira (29) a ministra de Saúde senegalesa, Awa Marie Coll Seck. 

Mapa casos de ebola - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Os serviços de saúde da Guiné haviam informado na quarta-feira sobre o desaparecimento "de uma pessoa infectada com o vírus do ebola que teria viajado ao Senegal", explicou a ministra em uma coletiva de imprensa. 

"A pessoa foi localizada no hospital de Fann (em Dacar). Trata-se de um jovem que fez exames que comprovaram que estava com ebola", disse.

"Os resultados dos testes realizados no Instituto Pasteur deram positivo", explicou, acrescentando que "o dispositivo para evitar que a doença seja propagada foi reforçado".

Este é o primeiro caso confirmado de Ebola no Senegal, que faz fronteira com a Guiné, um dos três países mais atingidos pelo vírus.

"Estamos retomando todo o seu itinerário e avaliando todas as pessoas que permaneceram em contato" com este jovem guineano, indicou.

No dia 21 de agosto, o Senegal fechou suas fronteiras terrestres com a Guiné devido à epidemia, mais de três meses depois de tê-las reaberto.

Saiba mais sobre ebola

  • O que é o ebola?

    A doença é causada pelo vírus ebola e, no surto atual, já matou quase a metade dos pacientes diagnosticados com a doença. Tem sintomas como febre, vômito, diarreia e hemorragia.

  • Como se contrai o vírus?

    O ebola é transmitido pelo contato direto com sangue e fluídos corporais (suor, urina, fezes e sêmen) de pessoas contaminadas e de tecidos de animais infectados.

  • Quais países têm mais casos de ebola?

    Guiné, Libéria e Serra Leoa vivem surtos de ebola. Na Nigéria houve casos da doença, mas o vírus deixou de ser ameaça no país. EUA e alguns países europeus resgataram compatriotas infectados para tratamento.

  • Quem tem mais risco de contrair a doença?

    Parentes dos pacientes e os profissionais de saúde que tratam os pacientes com ebola são os indivíduos em maior situação de risco. Mas, qualquer pessoa que se aproxime de infectados ou de seus corpos sem vida se coloca em risco.

  • O ebola tem cura?

    Não há remédio que cure o ebola propriamente. Existem apenas medicamentos e vacinas experimentais sendo testadas no Canadá, nos Estados Unidos e na África, que surtiram o efeito desejado, isto é, zeraram a carga viral dos infectados. Quem sobreviveu ao tratamento continuará sendo monitorado por um tempo.

Mais sobre o ebola