Topo

Médico de Uganda com ebola é levado à Alemanha para tratamento, vindo de Serra Leoa

Médicos do Hospital Universitário de Frankfurt, na Alemanha, usam roupas de proteção individual para receber o médico de Uganda infectado pelo ebola - Boris Roessler/DPA/AFP
Médicos do Hospital Universitário de Frankfurt, na Alemanha, usam roupas de proteção individual para receber o médico de Uganda infectado pelo ebola Imagem: Boris Roessler/DPA/AFP

03/10/2014 11h55

Um médico de Uganda que contraiu ebola chegou a Frankfurt, na Alemanha, vindo de Serra Leoa para tratamento no hospital universitário da cidade, disseram representantes do governo.

O pior surto do vírus já registrado matou mais de 3.300 pessoas em Serra Leoa, Guiné e Libéria, sobrecarregando o sistema de saúde desses país e prejudicando suas frágeis economias.

Um caso nos Estados Unidos aumentou preocupações de que o ebola possa se espalhar globalmente e levanta questões sobre restrições de viagens vindas de países afetados.

"O paciente é um médico de Uganda, que trabalha para uma ONG italiana e cuidou de pacientes em Serra Leoa", disse Stefan Gruettner, ministro da Saúde do governo estadual alemão de Hesse a jornalistas nesta sexta-feira.

"É um sinal para aqueles que ajudam regiões onde a doença se espalhou de uma forma especificamente ruim, de que eles conseguirão ajuda caso contraiam a doença", disse Gruettner.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu que a Alemanha ajudasse a cuidar do paciente, e Rene Gottschalk, chefe do Centro de Competência de Frankfurt para doenças altamente contagiosas, disse que ele seria levado para tratamento em uma unidade de isolamento no hospital.

(Reportagem da Reuters TV)