Topo

Equipe dos EUA anuncia nome do remédio experimental usado para tratar ebola

23/09/2014 09h24

A equipe médica de Rick Sacra, o médico com ebola internado em um hospital de Omaha em Nebraska, nos Estados Unidos, confirmou nesta segunda-feira (23) que utilizaram o remédio experimental TCM-Ebola para tratar o paciente.

A Administração de Alimentos e Remédios dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) autorizou recentemente o uso do remédio, produzido pela corporação farmacêutica Tekmira, que pode ajudar a evitar que o vírus se replique no corpo.

"Apesar de a FDA ter liberado recentemente a Tekmira a fornecer TCM-Ebola para tratar pacientes com o vírus do ebola com protocolos mais amplos, ainda há poucas doses do remédio", declarou Phil Smith, diretor médico da unidade especial do Centro Médico de Nebraska na qual o paciente recebe tratamento há mais de duas semanas.

Além de TCM-Ebola, Sacra recebeu recentemente uma transfusão de sangue de Kent Brantly, o outro paciente com ebola tratado nos Estados Unidos que se recuperou da doença  mortal.

O médico Kent Brantly, de 33 anos, e a enfermeira Nancy Writebol, de 59 anos, ambos missionários que se pegaram o vírus enquanto trabalhavam em um centro médico na Libéria, receberam tratamento com o soro experimental ZMapp, nunca antes usado em humanos.

Apesar de os médicos terem indicado que se deve ter cautela ao declarar um remédio experimental como uma "fórmula mágica", assinalaram que é possível que o acesso a tratamentos tenha sido, em parte, responsável da melhora de Sacra.

"Não sabemos se foi o sistema imunológico do doutor Sacra, o tratamento de apoio que recebeu, a transfusão de sangue do doutor Brantly, o TCM-Ebola ou uma combinação de todos os fatores que ajudou na recuperação", disse Angela Hewlett, subdiretora da unidade especial na qual tratam Sacra.

"O que importa é que juntamos todos os recursos de tratamento e continuaremos estudando o que é mais efetivo para tratar o vírus", acrescentou.

A equipe médica assinalou que a condição de Sacra continua melhorando e que o paciente deve receber alta em breve.

Os protocolos dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estabelecem que um paciente com ebola tenha dois testes de sangue com resultado negativo em um período de 24 horas para ser declarado curado da doença.