Topo

Remédios grátis para asma reduzem internações em 16%

27/06/2013 18h18

O sistema de distribuição gratuita de três remédios para asma por meio do programa Farmácia Popular causou a redução de 16%, entre julho e abril ante o período de julho de 2011 a abril de 2012, da quantidade de internações em estabelecimentos que recebem pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a Agência Saúde, a administração federal iniciou a distribuição dos medicamentos há um ano. A ação já trouxe benefícios a 700 mil pacientes e multiplicou por três o alcance à terapêutica. Apenas em junho, 181 mil pacientes obtiveram os remédios para a enfermidade, sem pagar.

A diminuição constitui-se em 20.523 hospitalizações a menos pela moléstia na confrontação dos dois intervalos. Desde o começo da gratuidade até abril, foram feitas 108.846 internações em hospitais do SUS de pacientes com manifestações de asma. Já no período anterior, 129.369 pessoas foram internadas com a mesma doença.

O abrandamento das hospitalizações significa uma economia de R$ 10 milhões. "A asma está entre as principais causas de hospitalizações de crianças, razão pela qual a presidenta Dilma Rousseff, ao lançar o programa Brasil Carinhoso, incluiu esses medicamentos na Saúde Não Tem Preço", observa o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.