Mais informação com menos tempo de leitura
Topo

Alta procura faz vacina contra gripe acabar em SP

O governo federal informou que não haverá o envio de novas remessas - iStock
O governo federal informou que não haverá o envio de novas remessas Imagem: iStock

José Maria Tomazela

Em Sorocaba

07/06/2019 07h29

Quatro dias após a abertura da vacinação contra a gripe para toda a população, o imunizante havia acabado ontem em dezenas de cidades do interior paulista, por causa da alta procura.

As prefeituras pediram o envio de doses extras pelo Ministério da Saúde, mas não devem ser atendidas. O governo federal informou que não haverá o envio de novas remessas.

Segundo a pasta, já foram destinadas cerca de 14,5 milhões de doses para o Estado, para atender quase 13,3 milhões de pessoas. A vacinação dos grupos prioritários (o que inclui crianças, idosos, entre outros) ficou em cerca de 75%, abaixo da meta esperada, de 90%.

As doses acabaram na terça-feira em São José do Rio Preto, onde o índice de cobertura está em 84,3%. Araçatuba também ficou sem vacina, um dia após o início da vacinação geral, e a prefeitura pediu nova remessa.

Em Sorocaba, desde segunda-feira 16 mil pessoas receberam os imunizantes nos postos. A prefeitura conseguiu reforço do Estado, mas não foi suficiente. Na quarta, mesmo as doses extras tinham acabado. A cidade chegou a 87% de imunização.

Em Boituva, houve corrida aos postos na quinta-feira, após a confirmação da morte por gripe de uma mulher de 50 anos, internada no fim de maio. A prefeitura disse que ainda há vacinas nos postos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Estoque de vacinas contra a gripe está terminando

bandrs

Mais Notícias