Topo

Esse conteúdo é antigo

Número de mortos pelo coronavírus na China chega a 1.113

Getty Images
Imagem: Getty Images

Associated Press

Pequim

11/02/2020 23h56

O governo chinês informou hoje, que 97 pessoas morreram no dia anterior em função de doenças provocadas pelo coronavírus, o que leva o número de vítimas fatais no país para 1.113.

O número de casos confirmados de infecção pelo vírus desde o início do surto, em dezembro, chegou a 44.653 hoje, com a identificação de 2.015 novos pacientes.

O presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu com pessoal sanitário e pacientes afetados em um hospital de Pequim ontem, onde pediu "mais medidas decisivas" para conter a epidemia, noticiou a emissora estatal CCTV.

Uma equipe de especialistas internacionais da Organização Mundial da Saúde já está na China, chefiada por Bruce Aylward. Ele supervisionou a resposta da OMS em 2014-2016 à epidemia do vírus ebola no oeste da África.

Antes da chegada da equipe, o diretor da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, advertiu que houve "exemplos preocupantes" de casos no exterior em pessoas que tinham viajado à China.

Brasil

Ontem, o Ministério da Saúde informou que o Brasil confirmou sete casos de suspeita de coronavírus. Conforme o ministério, há 3 casos sob investigação em São Paulo e 1 em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira Oliveira, a idade média dos suspeitos é de 30 anos e os 7 casos são de pessoas que viajaram para a China, mas não para a região de Wuhan, local onde eclodiu a epidemia da enfermidade.

Apesar de uma tendência de queda dos casos suspeitos do vírus, o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, disse que é cedo para dizer que há um refluxo nos casos.

"Está muito cedo para falar qualquer coisa, a gente tem muita pergunta desse vírus não respondida", disse, ao considerar que não se sabe como essa doença vai se comportar na época de frio no país.

UOL Explica - O que é o coronavírus?