Topo

Homens que doam sêmen são mais maduros, sugere estudo

Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

24/10/2011 15h39

Doadores de sêmen, geralmente, são homens mais estáveis e maduros do que os que nunca foram doadores. É o que sugere o primeiro estudo feito sobre a personalidade dos doadores, realizado por pesquisadores suecos da Linköping University.

Os doadores de sete bancos de sêmen do país completaram questionários respondendo sobre temperamento, caráter e outros dados como idade, educação e estado civil. Depois os cientistas compararam as respostas dos doadores com a de homens que nunca haviam doado.

A idade média dos doadores é 34 anos e eles se descrevem como sendo menos preocupados e com mais energia. As respostas também indicam que eles se aceitam como são e batalham pelas suas conquistas. Mais da metade dos doadores também está em um relacionamento sério e mais de 1/3 já tem filhos próprios.

Mas a descoberta, entretanto, não pode ser aplicada a todos os doadores do mundo, pois na Suécia eles não são pagos, apenas reembolsados do dia do trabalho e transporte até o local. A pesquisa mostra que os homens suecos praticam a ação por altruísmo.

O estudo está publicado no BJOG, uma revista internacional de obstetrícia e ginecologia.