Ficar muito tempo sentado ajuda a desenvolver câncer, diz estudo
O costume de passar muito tempo sentado pode ser o responsável pelo desenvolvimento de diversos tipos de câncer, segundo estudo apresentado em conferência do American Institute for Cancer Research.
De acordo com Neville Owen, autor do estudo, não importa se a pessoa é fisicamente ativa; quanto maior tempo ela permanece sentada mais chances há de desenvolver a doença. O pesquisador avaliou que um adulto americano permanece cerca de 15,5 horas por dia sentado.
Entretanto, o estudo apontou que levantar um pouco e fazer alguns exercícios leves ajuda a diminuir o risco de câncer.
Além disso, dar uma “pausa” para a cadeira é útil contra vários fatores de risco associados ao câncer: reduz o peso, diminui a resistência à insulina (um sinal precoce de diabetes) e os níveis de inflamação do corpo.
Câncer de mama e de cólon
Segundo outros estudos apresentados na mesma conferência, o aparecimento do câncer de mama e de cólon são os mais relacionados à falta de atividades físicas.
As mulheres que costumavam praticar exercícios diariamente tiveram menores níveis de proteínas ligadas ao risco de desenvolver a doença. Já as mulheres que não praticavam nenhum esporte tinham a substância em maior quantidade pelo corpo.
Já nos casos de câncer de cólon, os exercícios diários reduziram de 25 a 30% o risco de desenvolver a doença.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.