"Não existe método perfeito e sim mais adequado", diz fabricante de contraceptivo sobre estudo
Após a publicação de notícia, nesta quinta-feira (24), afirmando que o DIU é mais eficaz que pílula para prevenir gravidez, a empresa MSD enviou comunicado esclarecendo que todos os métodos anticoncepcionais mencionados no artigo publicado no New England Journal of Medicine são extremamente efetivos, com índice de eficácia maior que 99%, segundo estudos clínicos que aprovaram sua utilização, demonstrando essa efetividade.
"Na vida real, no entanto, cada um deles tem seus riscos e benefícios que devem ser avaliados pelo médico. Não existe método perfeito e sim mais adequado", diz o texto.
Segundo a empresa, o estudo não diferencia a performance de pílulas diárias, adesivo semanal e anel vaginal mensal. "Com o anel vaginal, em dois estudos europeus, a porcentagem de gravidez não planejada, nos primeiros seis meses de uso, foi muito baixa – 0,15% e 0,11% – ou seja, semelhante ao índice de eficácia de 99% em condições ideais de uso do método. Isso porque sua utilização mensal reduz, em muito, a chance de esquecimento e, portanto, de falha".
A empresa reitera também que, além do estilo de vida e das necessidades individuais de cada mulher, a prescrição dos métodos contraceptivos hormonais deve levar em consideração os antecedentes pessoais e familiares da mulher e os consensos de saúde, como os critérios divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.