Topo

Obesidade leve e grave envolvem os mesmos mecanismos genéticos

Do UOL

Em São Paulo

08/04/2013 17h26

Uma equipe internacional de pesquisadores fez um mapeamento dos genes que levam ao excesso de peso e descobriu que os mecanismos causadores da obesidade grave e de formas mais leves de sobrepeso são os mesmos. Eles também encontraram sete novas regiões do genoma associados ao problema. 

O trabalho, feito por pesquisadores da Universidade Uppsala, envolveu mais de 260 mil pessoas e será publicado na próxima edição da Nature Genetics. Ele foi realizado pelo consórcio de pesquisa Giant (sigla, em inglês, para 'Investigação Genética de Características Antropométricas'), que reuniu mais de uma centena de estudos parciais e mais de 300 coautores. 

O objetivo era não apenas identificar novos genes que aumentem o risco de obesidade, mas também comparar os fatores genéticos que causam obesidade extrema com aqueles associados a formas mais leves de excesso de peso.

"Os nossos resultados sugerem que os indivíduos extremamente obesos têm um maior número de variantes genéticas que aumentam o risco de obesidade, e não o envolvimento de genes completamente diferentes", diz Erik Ingelsson, responsável pela pesquisa.

A longo prazo, segundo ele, esses resultados podem levar a novas formas de prevenção e tratamento da obesidade.