Topo

Ensaio fotográfico cria mundo de possibilidades a menino com distrofia

Do UOL

Em São Paulo

18/04/2013 17h49

Um menino de 12 anos com distrofia muscular, chamado Luka, é o protagonista de um ensaio fotográfico comovente chamado "Pequeno Príncipe", do esloveno Matej Peljhan, 46 anos. O garoto, que sofre dessa grave doença hereditária que gera fraqueza muscular progressiva, é retratado em um mundo imaginário no qual ele pode jogar basquete, nadar, subir escadas e sustentar o corpo com uma só mão.

Por causa da distrofia, o menino é incapaz de tomar banho e comer sozinho. Ele só consegue movimentar um pouco os dedos, o que lhe permite dirigir uma cadeira de rodas elétrica e usar o notebook.

Luka é amigo do fotógrafo, que já sentiu na pele o que é ter dificuldades com o corpo. Aos 10 anos, Matej Peljhan sofreu um grave acidente enquanto brincava com os colegas: ele foi atingido por explosivos que haviam sido espalhados na região durante a Segunda Guerra. Perdeu o braço direito e um olho, e teve que ser submetido a terapias de reabilitação dolorosas ao longo de muitos anos.

Pelijhan decidiu estudar psicologia e, hoje, trabalha com crianças com necessidades especiais. Ele vive em Ljubljana com sua mulher e três filhos, pratica triathlon e chegou a competir duas vezes no Ironman, uma das competições mais difíceis do mundo.

O esloveno começou a levar a fotografia a sério em 2009, quando comprou sua primeira câmera SLR (Single Lens Reflex). Logo ele descobriu que tirar fotos era uma ótima maneira de se expressar. Até hoje, só expôs seu trabalho quatro vezes, em casa. Já recebeu mais de 70 prêmios e dois de seus trabalhos estão na coleção fotográfica de Ljubljana.

Junto com amigos ele fundou o Instituto da Terapia Fotográfica (em tradução livre), onde promove workshops e publica artigos.