Nível baixo de vitamina D pode aumentar risco de mioma, diz estudo
Níveis inadequados de vitamina D podem aumentar o risco de miomas uterinos, relata um novo estudo.
A vitamina D tem sido associada à redução do risco de várias doenças, mas este é o primeiro estudo a examinar sua ligação com miomas, tumores benignos do útero que podem causar dor e hemorragia.
Pesquisadores selecionaram aleatoriamente 620 mulheres brancas e 410 negras com idades entre 35 e 49 anos, e determinaram seus níveis de vitamina D com exames de sangue e seu estado de saúde através de questionários. A análise aparece na edição de maio do periódico Epidemiology.
Cerca de dois terços das mulheres tinham miomas. Em todo o grupo, apenas 10% das mulheres negras e 50% das mulheres brancas apresentavam níveis de vitamina D acima de 20 nanogramas por mililitro, geralmente considerado um nível adequado.
Após o ajuste para idade, atividade física, exposição ao sol e outras variáveis, eles descobriram que um nível de vitamina D acima de 20 nanogramas reduziu o risco de miomas em 32%, e que cada aumento de 10 nanogramas por mililitro de vitamina D foi associado a um risco 20% menor para o desenvolvimento de um mioma.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.