Topo

Nível baixo de vitamina D pode aumentar risco de mioma, diz estudo

A vitamina D, associada à exposição ao sol, tem sido associada à redução do risco de várias doenças - Getty Images
A vitamina D, associada à exposição ao sol, tem sido associada à redução do risco de várias doenças Imagem: Getty Images

The New York Times

26/04/2013 17h49

Níveis inadequados de vitamina D podem aumentar o risco de miomas uterinos, relata um novo estudo.

A vitamina D tem sido associada à redução do risco de várias doenças, mas este é o primeiro estudo a examinar sua ligação com miomas, tumores benignos do útero que podem causar dor e hemorragia.

Pesquisadores selecionaram aleatoriamente 620 mulheres brancas e 410 negras com idades entre 35 e 49 anos, e determinaram seus níveis de vitamina D com exames de sangue e seu estado de saúde através de questionários. A análise aparece na edição de maio do periódico Epidemiology.

Cerca de dois terços das mulheres tinham miomas. Em todo o grupo, apenas 10% das mulheres negras e 50% das mulheres brancas apresentavam níveis de vitamina D acima de 20 nanogramas por mililitro, geralmente considerado um nível adequado.

Após o ajuste para idade, atividade física, exposição ao sol e outras variáveis, eles descobriram que um nível de vitamina D acima de 20 nanogramas reduziu o risco de miomas em 32%, e que cada aumento de 10 nanogramas por mililitro de vitamina D foi associado a um risco 20% menor para o desenvolvimento de um mioma.