Topo

Tomar vitamina C evita resfriado? Saiba mais sobre a vitamina mais consumida

Shâmia Salem

Do UOL, em São Paulo

01/08/2012 07h00

Todo mundo sabe que o ácido ascórbico, o outro nome da vitamina C, tem como principal função fortalecer o sistema imunológico, aumentando a resistência a infecções, gripes e resfriados; e favorecendo a absorção do ferro, ajudando a evitar anemia. Mas o que pouca gente desconfia é que o nutriente é capaz até de beneficiar a saúde do coração e retardar o processo de envelhecimento, bem como o aparecimento de rugas e flacidez.

Por sorte, a quantidade de vitamina C necessária para ter todos esses benefícios é facilmente atingida ao se comer entre três e cinco frutas por dia, já que o organismo tem um limite de absorção do nutriente. Daí a explicação porque não adianta exagerar na dose e tomar de uma só vez suplementos que contêm 1 ou 2 gramas de vitamina C.

“Porém, há situações em que, junto com uma alimentação rica em hortaliças, a suplementação é indicada, como no caso de atletas, praticantes de atividades físicas intensas, doentes crônicos, pessoas que têm gripes e resfriados recorrentes e quem fuma, bebe demais, se alimenta mal ou vive em lugares poluídos”, lista a nutricionista Robena Molinari, da Clínica Patricia Davidson Haiat Nutrição Funcional, no Rio de Janeiro.

Para descobrir como tirar proveito máximo da vitamina C e auxiliar o seu organismo a funcionar bem, descubra quais são as melhores fontes, a forma ideal de consumi-las e os muitos mitos e verdades que rondam este nutriente.