Topo

Americano que morreu por ebola teve contato com 59 pessoas em 2 aviões

Patrick Sawyer, 40, permaneceu em quarentena em um hospital na Nigéria, mas não resistiu ao Ebola e morreu na última sexta-feira (25) - Reprodução/NBC News
Patrick Sawyer, 40, permaneceu em quarentena em um hospital na Nigéria, mas não resistiu ao Ebola e morreu na última sexta-feira (25) Imagem: Reprodução/NBC News

Do UOL, em São Paulo

29/07/2014 21h02

Autoridades nigerianas da área de saúde ainda tentam entrar em contato com passageiros e comissários dos dois aviões tomados pelo americano Patrick Sawyer, 40, morto após ser infectado pelo ebola. Das 59 pessoas, apenas 20 foram localizadas.

Sawyer, que trabalhava na Libéria, um dos principais países afetados pela epidemia de ebola, teria contraído a doença de uma irmã, que também morreu.

O americano tomou o primeiro voo na Libéria, pela Asky Airlines, mesmo apresentando os sintomas comuns da doença – vômito e diarreia. Ele então fez duas paradas – em Gana e Togo (onde mudou de avião)– e rumou para Lagos, capital da Nigéria.

Na Nigéria, Sawyer permaneceu em quarentena em um hospital, mas não resistiu à doença e morreu na última sexta-feira (25).

Autoridades nigerianas afirmam que ele teve contato com 59 pessoas, entre funcionários da empresa aérea e passageiros. Apenas 20 delas foram localizadas e fizeram testes para saber se têm o vírus da doença.

O americano trabalhava como consultor do Ministério das Finanças da Libéria desde 2008. Sua família é natural do Minnesota, nos Estados Unidos. Sawyer deixou mulher e três filhas de 1, 4 e 5 anos.

O ebola já infectou mais de mil pessoas no continente africano e matou aproximadamente 600 delas na Libéria, Guiné e em Serra Leoa.

O vírus é transmitido por contato direto com sangue, fluidos ou tecidos de pessoas ou animais infectados. Entre os sintomas estão hemorragias, vômitos e diarreia. A taxa de mortalidade varia entre 25% e 90% entre os humanos e não há vacina que evite o contágio. (Com NBC News e Mirror)

Entenda o que é o ebola