CE notifica 3 casos, e doença misteriosa tem primeira suspeita fora da BA

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

  • Getty Images/iStockphoto

A Secretaria de Saúde do Ceará confirmou nesta sexta-feira (13) que notificou três casos de mialgia aguda a esclarecer. É a primeira vez que a doença misteriosa tem suspeita fora da Bahia, onde 52 casos foram notificados. O problema causa fortes dores repentinas e deixa a urina escura em alguns casos. Ainda não se sabe o que causa a doença.

Segundo a secretaria, os casos foram notificados no último dia 10 e estão em investigação. "Os sinais e sintomas apresentados foram: dores musculares intensas de início súbito, acometendo principalmente a região cervical, membros inferiores e superiores e mudança na tonalidade da urina (variando entre vermelho escuro e castanho). Nenhum dos pacientes apresentou febre, cefaleia, artralgia ou exantema", informa nota técnica do órgão.

A secretaria não informou se os pacientes vieram da Bahia ou se alimentaram com peixe nas 24 horas anteriores a apresentar os sintomas. Segundo o jornal "O Povo", apenas uma das pacientes esteve em Salvador, enquanto os outros dois tiveram apenas contato com ela.

Foram realizados exames para dosagem para cretinofosfoquinase (CPK), que apresentaram elevações significativas. A alteração da enzima é a única característica que foi percebida em todos os pacientes com esse tipo de mialgia a esclarecer.

"As secretarias de saúde do Estado e do município de Fortaleza estão monitorando a ocorrência e a investigação dos casos com objetivo de esclarecer a etiologia de tal evento considerando também os casos notificados na Bahia", informou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos