Topo

8 coisas que você acha nojentas, mas mostram que seu corpo trabalha bem

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Bia Souza

Do UOL, em São Paulo

20/03/2017 04h00

Aquela roupa grudando no corpo nos dias de calor, a raiz do cabelo oleosa, as secreções nas regiões íntimas. Só de pensar nessas coisas deu vontade de tomar um banho? Calma, isso pode ser apenas o seu organismo funcionando corretamente.

Muco - Reprodução/wealthformyhealth - Reprodução/wealthformyhealth
Imagem: Reprodução/wealthformyhealth

Muco nasal

A meleca que sai do seu nariz pode até parecer nojenta, mas é uma forma do organismo defender o sistema respiratório. O muco tem água na maior parte da composição além de proteínas, anticorpos, sais e restos de células.

“Quando você respira o ar bate contra as paredes do organismo e as bactérias e vírus ficam grudadas no muco, quando você pigarreia, por exemplo, isso é engolido e no estômago tudo é destruído no suco gástrico”, explica Paulo Olzon, infectologista da Unifesp.

Quando as vias respiratórias são irritadas por uma alergia ou vírus, a consistência do muco fica mais fina para forçar a saída desse intruso, por isso o nariz escorre.

Durante uma infecção respiratória, como uma gripe, ele aumenta e muda de coloração --e passa a ser chamado de catarro. A mudança de cor acontece porque as células brancas, ou leucócitos, estão atacando as bactérias em um processo comum do corpo.

“A natureza não faz nada em vão”, diz Olzon.

Pus - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Imagem: Reprodução/YouTube

Pus

Quando o machucado tem pus, nosso alarme vermelho acende. O líquido branco ou amarelado é uma reação do sistema imunológico a algum tipo de infecção por, por exemplo, bactérias.

Os glóbulos brancos são boa parte daquilo que chamamos de pus e servirão para combater a causa dessa infecção. 

No entanto, se o problema persistir, é melhor procurar um médico. 

Bactérias

Bactérias - iStock - iStock
Imagem: iStock
Por falar no ataque dos glóbulos brancos às bactérias, é importante lembrar que a pele e o corpo todo têm esses agentes. Estudos afirmam que os seres humanos são colonizados por mais de 35 mil espécies diferentes de bactérias.

As intestinais, conhecidas como flora intestinal, são responsáveis pelo controle da obesidade, alergias e produção de vitaminas. Além disso, elas ajudam a separar os nutrientes dos alimentos.

Mesmo as “intrusas” têm função, elas ajudam no desenvolvimento do sistema imunológico.

Por esses motivos, os médicos são contra o uso de sabonetes antibacterianos. Nos EUA, o FDA (agência norte-americana de medicamentos e alimentos, em sigla em inglês) proibiu o uso de vários componentes desses produtos.  

Temos bactérias na superfície da pele que são importantes, se começarmos a matar, mudamos o tipo que povoa a pele e mudam para as ruins que podem causar infecções
 
Claudio Wulkan, dermatologista do Hospital Israelita Albert Einstein
Vomitar - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Vômito

A sensação é ruim, mas náuseas e vômitos servem de alerta para várias doenças como meningite, gastrite, apendicite, tumores cerebrais e aumento da pressão intracraniana.

"No caso do vômito alguma coisa agrediu o estômago ou intestino e existe um comando do sistema nervoso para colocar isso para fora”, explica Olzon. 

Para os médicos até o aspecto desse fluído tão incômodo pode interessar. Vômito fecal geralmente indica obstrução intestinal, um problema sério; presença de bile pode indicar intoxicação alimentar, excesso de álcool e alergias.

Suor - iStock - iStock
Imagem: iStock

Suor

Não é por ser molhadinho e, às vezes, grudento que o suor precisa ser visto como nojento. A função do suor é controlar a temperatura do corpo. A temperatura interna do organismo deve ficar em torno de 36,5ºC, quando passa dessa faixa, as glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção do suor, começam a trabalhar.

O suor é uma mistura de água e sais minerais eliminado através de nossos folículos capilares. Acredite, o suor não tem cheiro. O problema é quando a umidade favorece a proliferação de certas bactérias e fungos sobre a pele que, aí sim, causam um odor desagradável. 

E não adianta querer tomar banho até não suar mais. “Os banhos devem ser rápidos, uma vez por dia, com água morna, sem bucha ou paninhos. Só água e sabonete, o importante é tirar do suor a poluição”, explica Wulkan.

Esmegma

Vagina - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
A palavra é estranha, sua formação, nem tanto. O esmegma é uma secreção branca e espessa que se forma, em geral, na glande do pênis ou nos lábios da vagina. Ali tem um pouco de restos de pele e óleo natural da região genital.

O esmegma tem a função de lubrificação dos genitais, mas quando acumulado ele pode provocar processos inflamatórios na pele e facilitar a proliferação de fungos, vírus e bactérias.

“O esmegma é uma reação natural do corpo, e tem a função de lubrificação, mas o excesso deve ser removido com uma boa higiene, através da limpeza diária com água e sabonete, para se evitar o acúmulo excessivo nos genitais. Caso a higiene não seja feita de forma adequada ele acumula outras secreções e agentes infecciosos e passa a ter um odor fétido”, explica Andrea Hercowitz, herbiatra do Hospital Israelita Albert Einstein.

Cera de ouvido

Cera - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto
Você é do tipo que usa cotonetes todos os dias? Isso pode ser perigoso. A cera pode ser empurrada para dentro do ouvido causando lesões e até perfurar o tímpano. Os médicos recomendam que apenas a parte externa das orelhas passem por limpeza.

O dever da cera é proteger e lubrificar o canal auditivo, ajudando a conduzir o som e com sua consistência pegajosa prender poluição e até mesmo insetos antes que cheguem ao tímpano.

A não ser que ela esteja causando algum problema, é melhor deixá-la onde está. 

Bolha - Reprodução/bridgerridgerun - Reprodução/bridgerridgerun
Imagem: Reprodução/bridgerridgerun

Bolhas

Bolhas aparecem normalmente quando algo se esfrega repetidamente com a pele, ou quando há queimaduras. O fluido que fica dentro da bolha normalmente é feito de plasma.

Esse líquido amortece o atrito com a camada inferior da pele protegendo-a de novos danos e dando tempo para que ela se cure.

Para que essa parte tenha tempo de se curar é importante não estourar a bolha a menos que um médico recomende. Caso ela estoure, a pele extra não deve ser removida para servir como proteção a camada inferior.