Alimentação

Beber água #SemFrescura: esqueça regras e confie na sua sede

Do UOL, em São Paulo

Quem nunca ouviu falar que é preciso tomar uma quantidade específica de água todos os dias para manter o corpo saudável. Há quem diga que o correto é tomar dois litros. Mas e quando estiver calor, tomamos um galão!? E pode?

A realidade é que quem determina a quantidade de água que o seu corpo precisa é o próprio corpo. Pode confiar na sua sede! Se ela vier, tome água. Se não vier, não precisa forçar a barra. Os cientistas dizem que não existe um mínimo exato para ser ingerido todos os dias.

Ficamos com sede quando o hipotálamo, uma região do nosso cérebro, envia uma mensagem para o corpo, que entende que precisa de água. A necessidade de líquido depende de uma série de fatores, como idade, metabolismo, tipo de alimentação e, claro, o clima do dia.

Não há problema algum em tomar muita água. Se a pessoa não tiver problemas de saúde, os rins conseguem processar e eliminar toda a água ingerida. Mas quantidades extremamente grandes podem levar à morte.

As informações são de Paulo Olzon, clínico geral e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), além de um estudo da médica escocesa Margareth McCartney, publicado no British Medical Journal, e uma pesquisa divulgada no New England Journal of Medicine.

Entenda melhor a garrafinha que te acompanha no dia a dia assistindo ao vídeo acima! E acompanhe as informações do #SemFrescura toda segunda-feira, porque dá para ser saudável sem frescura."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos