Mais Médicos: Mais de 2 mil vagas do programa ainda estão ociosas
Dados do Ministério da Saúde divulgados nesta terça-feira (18), último dia para os médicos se apresentarem, mostraram que mais de dois mil médicos cadastrados no programa ainda não apareceram para trabalhar nos locais escolhidos.
A pasta informou que 5.969 médicos já se apresentaram nas cidades, e que a data para início das atividades é definida com os coordenadores locais. Do total das 8.517 vagas disponibilizadas pelo Mais Médicos, 2.548 ainda estão ociosas. Ainda segundo o ministério o programa recebeu 36.490 inscrições, preenchendo 98,7% das vagas.
A pasta também informou que 10.205 médicos brasileiros ou estrangeiros formados no exterior se inscreveram para as 106 vagas remanescentes do Mais Médicos. Esses profissionais, assim como aqueles que vieram de Cuba, estão dispensados de prestar o Revalida, o exame nacional que ratifica o diploma de médicos.
Quem aceitar uma das vagas receberá uma bolsa de R$ 11,8 mil. Para alguns municípios, o governo também oferece auxílio-moradia.
As datas de apresentação e de término das inscrições dos dois editais foram prorrogadas pelo Ministério da Saúde na semana passada. A pasta busca preencher as vagas deixadas por médicos cubanos. Cuba se retirou do Mais Médicos após críticas do presidente eleito Jair Bolsonaro.
Veja o novo cronograma do Mais Médicos:
Até 18 de dezembro - Apresentação dos médicos com CRM Brasil nos municípios
De 20 de dezembro a 21 de dezembro - Médicos CRM Brasil escolhem municípios com vagas disponíveis
De 27 de dezembro a 28 de dezembro - Médicos brasileiros formados no exterior escolhem municípios com vagas disponíveis
De 3 de janeiro a 4 de janeiro de 2019 - Médicos estrangeiros formados no exterior escolhem municípios com vagas disponíveis
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.