Topo

Mata Atlântica preservada é o dobro do que se imaginava, diz novo estudo

Parque da Cantareira, em São Paulo, possui trechos preservados da Mata Atlântica - João Lucilio/Divulgação
Parque da Cantareira, em São Paulo, possui trechos preservados da Mata Atlântica Imagem: João Lucilio/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/01/2019 16h13

Bioma mais devastado no Brasil, a Mata Atlântica está mais preservada do que se imaginava, de acordo com estudo publicado no periódico científico Perspectives in Ecology and Conservation: Os pesquisadores descobriram que a Mata Atlântica brasileira possui 28% de cobertura vegetal nativa, quase o dobro das estimativas anteriores.

A urbanização, industrialização e a expansão agrícola teriam reduzido a 16% a vegetação nativa desse bioma de acordo com os levantamentos do SOS Mata Atlântica com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Um estudo recente da FBDS (Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável), no entanto, identificou novos trechos do bioma, ampliando essa porcentagem.

Com base em imagens de alta resolução do satélite RapidEye e com a adoção de novas técnicas de detecção de fragmentos florestais, o novo estudo revela que o bioma se estende por 32 milhões de hectares ao longo da costa do Brasil, perpassando 17 estados. "A floresta abriga 125 milhões de brasileiros e as atividades realizadas no local são responsáveis por 70% do PIB do Paí", diz o estudo.

Um dos autores da pesquisa, o doutor em Ecologia Jean Paul Metzger afirma que a Mata Atlântica assegura o fornecimento de água, ameniza os efeitos das mudanças climáticas e melhora a qualidade do ar. Ele diz, no entanto, que, apesar de a área de vegetação nativa ser maior do que se imaginava, o cenário ainda preocupa.

A porção de floresta identificada está muito degradada e precisa de estratégias de conservação urgentes. O estudo serviu para mapear essas frestas que não eram mapeadas anteriormente, o que é importante para estabelecer estratégias de conservação e restauração de forma mais efetiva."

A Lei de Proteção da Vegetação Nativa, também conhecida como o novo Código Florestal Brasileiro, estabelece que cada propriedade dentro da área da Mata Atlântica tenha pelo menos 20% de cobertura vegetal. Se a determinação fosse cumprida corretamente, os 32 milhões de hectares de vegetação nativa saltariam para 37 milhões.

Se isso acontecer, em dentro de 10 anos a taxa de cobertura vegetal nativa pode subir para 35%, tornando a Mata Atlântica um exemplo mundial de restauração ecológica"