Topo

Número de países com casos de coronavírus passa de 51 para 95 em uma semana

Alex Tajra

Do UOL, em São Paulo

06/03/2020 12h16

Com a confirmação dos primeiros casos do novo coronavírus em países como Camarões, África do Sul e Peru hoje, o número de nações que registraram a aparição do vírus saltou de 51 para 95 em uma semana.

O Brasil, que entrou na lista de países que registraram a presença do vírus no último dia 26, já possui nove casos confirmados, o último deles confirmado hoje na cidade de Feira de Santana, na Bahia. Levando em consideração o período utilizado pela reportagem, o Brasil saltou, em uma semana, de 2 para 13 casos confirmados — 10 deles em São Paulo.

Em relação à mortalidade da covid-19 — a doença originada a partir do novo coronavírus —, foram 550 vítimas nos últimos sete dias no mundo. Apesar de ainda concentrar a vasta maioria de casos, apenas 140 mortes foram contabilizadas na China no período.

Atrás deste país, da Coreia do Sul e do Irã em número de contaminados, a Itália está em segundo lugar no número de mortes: 148, conforme contabilizado pela Universidade Johns Hopkins.

Números do Coronavírus em uma semana:

  • 16,6 mil novos casos no mundo, mais de 2.000 por dia
  • 550 mortes
  • 44 países registraram a aparição do vírus
  • Sete novos casos confirmados no Brasil
  • 545 novos casos suspeitos investigados no Brasil

O aumento de casos na Itália está diretamente relacionado aos primeiros registros no Brasil. Segundo o ministério da Saúde, pelo menos sete dos nove casos confirmados estiveram em viagem ao país europeu entre janeiro e fevereiro.

Os outros dois casos foram contaminados pelo primeiro homem que foi diagnosticado; ele tem 61 anos e esteve na Lombardia, região do norte da Itália, e voltou ao Brasil no dia 21 de fevereiro.

O país é um dos principais destinos turísticos do mundo, o que explica os surgimentos de casos pelo ocidente. Em 2019, o Brasil recebeu 354,6 mil passageiros que vieram da Itália.

Antes dos cancelamentos de voos realizados pela Latam, os aeroportos brasileiros recebiam cerca de 8.000 passageiros de voos originários da Itália por semana, conforme levantamento da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Em uma semana, o número de casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil também disparou. São 545 novos registrados na última semana, segundo os dados mais recentes do ministério da Saúde. Desde o registro do primeiro caso no Brasil, a pasta já descartou 378 outros casos.

Prevenção

O ministério da Saúde elencou seis medidas para prevenção em relação ao novo coronavírus no Brasil:

  • Lave as mãos com frequência, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%
  • Ao tossir ou respirar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar
  • Evite tocar olhos, nariz, e boca com as mãos não lavadas; ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos
  • Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados