Com medo do coronavírus, Uruguai proíbe desembarque de cruzeiro
Um cruzeiro que está atracado no porto de Punta del Este, no Uruguai, desde as 6h de hoje, não obteve permissão do governo local para autorizar o desembarque dos passageiros, que estão sendo mantidos dentro da embarcação até esta publicação.
O ministro do Turismo do Uruguai, Germán Cardoso, anunciou durante a manhã que a autoridade sanitária decidiu não autorizar o desembarque do cruzeiro, que estava previsto para acontecer nas primeiras horas do dia, por receio do coronavírus.
Até hoje, o Uruguai é um dos poucos países da América do Sul que não tiveram casos de coronavírus registrados.
O navio, MSC Poesía, saiu de Buenos Aires ontem, teria o primeiro desembarque em Punta del Este hoje e um segundo desembarque em Santos no domingo. Na embarcação há cerca de 2.500 pessoas. Elas estão sendo avisadas que o governo local estuda a possibilidade de liberação do desembarque.
O administrador brasileiro Carlos Eduardo Mourão, 39, que está no cruzeiro, afirmou que a previsão era de que o desembarque ocorresse por volta das 9h e o embarque novamente às 13h.
"Seria uma dinâmica corrida. Por volta das 8h, quando a gente estava tomando café, a administração anunciou que, por causa do coronavírus, o governo do Uruguai estava decidindo se ia liberar o desembarque dos passageiros para fazer os passeios", disse.
A MSC Cruzeiros informou estar "desapontada com as autoridades uruguaias por terem se recusado a permitir que o MSC Poesia desembarcasse seus passageiros em Punta del Este, apesar de termos fornecido registros médicos detalhados antes de nossa chegada, conforme o protocolo normal. Esses registros mostram que não há casos suspeitos de COVID-19 a bordo".
"Entendemos que o Uruguai acaba de estabelecer um novo protocolo no qual um médico local deve controlar o status de saúde dos passageiros e da tripulação dos navios de cruzeiro antes da autorização necessária a ser dada. Atualmente, eles não têm pessoal para esse serviço médico em Punta del Este para realizar essa verificação, o que os levou a não nos dar a autorização necessária para desembarcar", informou a empresa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.