Topo

Com medo do coronavírus, Uruguai proíbe desembarque de cruzeiro

13.mar.2020 - MSC Poesía, atracado em Punta del Este, no Uruguai - Carlos Eduardo Mourão/Arquivo Pessoal
13.mar.2020 - MSC Poesía, atracado em Punta del Este, no Uruguai Imagem: Carlos Eduardo Mourão/Arquivo Pessoal

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

13/03/2020 11h18

Um cruzeiro que está atracado no porto de Punta del Este, no Uruguai, desde as 6h de hoje, não obteve permissão do governo local para autorizar o desembarque dos passageiros, que estão sendo mantidos dentro da embarcação até esta publicação.

O ministro do Turismo do Uruguai, Germán Cardoso, anunciou durante a manhã que a autoridade sanitária decidiu não autorizar o desembarque do cruzeiro, que estava previsto para acontecer nas primeiras horas do dia, por receio do coronavírus.

Até hoje, o Uruguai é um dos poucos países da América do Sul que não tiveram casos de coronavírus registrados.

O navio, MSC Poesía, saiu de Buenos Aires ontem, teria o primeiro desembarque em Punta del Este hoje e um segundo desembarque em Santos no domingo. Na embarcação há cerca de 2.500 pessoas. Elas estão sendo avisadas que o governo local estuda a possibilidade de liberação do desembarque.

O administrador brasileiro Carlos Eduardo Mourão, 39, que está no cruzeiro, afirmou que a previsão era de que o desembarque ocorresse por volta das 9h e o embarque novamente às 13h.

"Seria uma dinâmica corrida. Por volta das 8h, quando a gente estava tomando café, a administração anunciou que, por causa do coronavírus, o governo do Uruguai estava decidindo se ia liberar o desembarque dos passageiros para fazer os passeios", disse.

A MSC Cruzeiros informou estar "desapontada com as autoridades uruguaias por terem se recusado a permitir que o MSC Poesia desembarcasse seus passageiros em Punta del Este, apesar de termos fornecido registros médicos detalhados antes de nossa chegada, conforme o protocolo normal. Esses registros mostram que não há casos suspeitos de COVID-19 a bordo".

"Entendemos que o Uruguai acaba de estabelecer um novo protocolo no qual um médico local deve controlar o status de saúde dos passageiros e da tripulação dos navios de cruzeiro antes da autorização necessária a ser dada. Atualmente, eles não têm pessoal para esse serviço médico em Punta del Este para realizar essa verificação, o que os levou a não nos dar a autorização necessária para desembarcar", informou a empresa.