PUBLICIDADE
Topo

Coronavírus

Deputado e empresário elevam a 15 os infectados que viajaram com Bolsonaro

12/03/2020 - O presidente Jair Bolsonaro de máscara de proteção fala em live sobre coronavírus - Reprodução/Facebook
12/03/2020 - O presidente Jair Bolsonaro de máscara de proteção fala em live sobre coronavírus Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

17/03/2020 17h28Atualizada em 17/03/2020 20h54

O deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC) anunciou, na tarde de hoje, ter sido diagnosticado com coronavírus. O parlamentar é o 14º com covid-19 que esteve na comitiva do presidente Jair Bolsonaro durante a viagem aos Estados Unidos. Alem dele, um 15º caso também teve confirmação de coronavírus: o presidente da Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), Flávio Roscoe.

Em nota, a assessoria do deputado afirma que ele já estava isolado preventivamente.

Quem da comitiva de Bolsonaro que contraiu a covid-19

  • Karina Kufa, advogada de Jair Bolsonaro
  • Fábio Wajngarten, secretário de Comunicação
  • Marcos Troyjo, secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Economia
  • Samy Liberman, secretário-adjunto de Comunicação
  • Sergio Lima, publicitário que ajuda Bolsonaro a criar o partido Aliança Pelo Brasil
  • Robson Andrade, presidente da CNI
  • Nelson Trad (PSD-MS), senador
  • Nestor Foster, encarregado de Negócios do Brasil nos EUA
  • Francis Suarez, prefeito de Miami
  • Quatro pessoas da equipe de apoio do GSI
  • Daniel Freitas (PSL-SC), deputado-federal
  • Flávio Roscoe (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais)

Entre os anfitriões, o prefeito de Miami, Francis Suarez, anunciou, na sexta (13), ter recebido o diagnóstico positivo para o novo coronavírus. Ele participou de evento com Bolsonaro e sua comitiva na segunda-feira (9), na Flórida.

Confira, na íntegra, a nota a respeito do quadro de saúde do deputado:

"Após apresentar alguns sintomas da covid-19, o Deputado Federal Daniel Freitas realizou a contraprova que detectou resultado positivo para o novo coronavírus.

Na última quinta-feira (12), Daniel Freitas havia realizado o exame no Laboratório SABIN de Brasília, mesmo não apresentando nenhum sintoma. No dia seguinte (13), o exame havia atestado como negativo.

Mesmo com assintomático, o Deputado manteve-se em isolamento durante os últimos dias, tomando todas as precauções e monitorando os sintomas, os quais, acabaram por se manifestar no último final de semana.

Hoje, ao acessar de forma online o resultado do novo exame pelo site do laboratório e estar a par do novo resultado, o Deputado começou imediatamente o tratamento e se manterá em quarentena até seu pronto restabelecimento, seguindo todas as recomendações médicas para sua rápida melhora, priorizando a proteção da sua família e de todas as pessoas que o cercam.

Daniel Freitas está em Brasília, onde permanece após integrar a comitiva do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, e teve contato com o secretário de Comunicação da presidência da República, Fábio Wajngarten, primeiro a ser diagnosticado com a covid-19.

Não há previsão de retorno para Santa Catarina."

Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do informado, o deputado federal é o 14º que esteve na comitiva do presidente a ser diagnosticado com covid-19, e não o 13º. A informação já foi corrigida.

Coronavírus