Topo

Coronavírus faz Crivella declarar situação de emergência no Rio

Prefeitura declarou situação de emergência no Rio por causa do coronavírus - Reprodução/Facebook
Prefeitura declarou situação de emergência no Rio por causa do coronavírus Imagem: Reprodução/Facebook

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

18/03/2020 11h52

Resumo da notícia

  • A Prefeitura do Rio declarou "situação de emergência" por causa da pandemia do coronavírus
  • Com a medida, o município passa a poder fazer compras emergenciais sem licitações
  • Ontem, o governo do estado havia tomado a mesma medida

A prefeitura do Rio de Janeiro declarou situação de emergência, na manhã de hoje, por causa do coronavírus. Um decreto publicado no Diário Oficial do Município, assinado pelo prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), menciona a pandemia causada pela doença como justificativa.

Com isso, o município passa a poder realizar compras de materiais hospitalares de maneira emergencial —ou seja, sem a necessidade de licitação— e realizar contratações de mão de obra sem concursos.

Crivella explicou que a medida já vinha sendo conversada com o governo federal. "A cidade já estava em estado de emergência desde fevereiro, por causa das chuvas. Com a chegada do coronavírus, ampliamos esse decreto, nos permitindo trabalhar de maneira emergencial", explicou.

O decreto publicado pela prefeitura também prevê que agentes públicos passam a poder "ingressar em propriedades particulares, para prestar socorro ou proceder a sua evacuação" e "fazer uso de propriedade particular, no caso de iminente necessidade".

Ontem (17), a prefeitura já havia anunciado a proibição da circulação de ônibus e BRTs com passageiros em pé na cidade. A decisão passada à RioÔnibus faz parte das medidas tomadas pelo município para conter o contágio do coronavírus.

Cabe, a partir de hoje, aos motoristas e fiscais dos terminais de ônibus o monitoramento da lotação máxima dos veículos, permitindo apenas a entrada de passageiros que ocupem os assentos vagos. Os coletivos que estiverem trafegando com passageiros em pé serão multados.

O município de São Gonçalo, na região metropolitana, também decretou emergência hoje. Ontem, o governo do estado já tinha lançado mão da mesma medida.