Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Por isolamento, Curitiba faz consultas médicas por vídeo

Imagem: Ricardo Marajó/FAS/Divulgação

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Ponta Grossa

27/03/2020 21h06

Com o aumento de número de casos de covid-19 em Curitiba, os diagnósticos de novos casos suspeitos da infecção poderão ser realizados por meio de videoconferência entre médicos e pacientes. A cidade será a primeira no Brasil a utilizar a modalidade de consulta em razão da pandemia do novo coronavírus, informou hoje a prefeito Rafael Greca (DEM), em pronunciamento nas redes sociais.

A medida inicia amanhã e ocorre dois dias depois da aprovação na Câmara dos Deputados do projeto de lei que regulamenta a telemedicina no país. A matéria seguiu para o Senado, mas antes Conselho Federal de Medicina (CFM) já havia liberado a modalidade de consulta por vídeo em caráter emergencial por conta da pandemia.

Relacionadas

A intenção, segundo a prefeitura de Curitiba, é fazer com que menos pessoas com suspeitas do covid-19 circulem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Ao todo, segundo o boletim divulgado hoje pela Secretaria Municipal de Saúde, existem 71 casos confirmados do novo coronavírus. Ao todo, Paraná tem 125, sendo duas mortes, em Maringá, no Norte do estado.

Imagem: Ricardo Marajó/FAS/Divulgação

"Nossa intenção é manter as pessoas em casa. Grande parte dos casos serão leves e receberão atendimento domiciliar, mas que ainda precisam de uma orientação ou cuidado médico. Os profissionais terão uma câmera e um fone para ouvir e ver a pessoa. É um atendimento médico normal, mas por vídeo. Isso para casos leves, obviamente. Se o médico avaliar que a pessoa necessita da rede pública, ela será encaminhada", comentou a secretária, Márcia Huçulak.

Os atendimentos serão ofertados diariamente, das 8h às 23h, a partir de amanhã. Serão 24 consultórios de teleatendimentos disponíveis, com previsão de atingir 700 consultas ao dia.

Para ter acesso ao serviço, o paciente deve passar pela triagem médica, pelo telefone 3350-9000. Se houver a necessidade de o médico ver a pessoa por vídeo, um link será enviado via mensagem de celular para que a consulta ocorra por videoconferência.

"Vai começar amanhã esse atendimento. Você liga e se o profissional julgar que é caso de exame mais aprofundado, lhe enviará um SMS pelo celular. É só clicar que imediatamente abre o link para a teleconsulta. É parecido com o Aladim da lâmpada. Você esfrega e o gênio aparece. Neste caso, é o médico", comparou Greca.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Coronavírus: Por isolamento, Curitiba faz consultas médicas por vídeo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Coronavírus