Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: Wilson Witzel prorroga isolamento no Rio até 31 de maio

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) - André Melo Andrade/Am Press & Images/Estadão Conteúdo
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC)
Imagem: André Melo Andrade/Am Press & Images/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

08/05/2020 22h17

O governador do Rio, Wilson Witzel (PSC-RJ), prorrogou o período de isolamento no estado até o dia 31 de maio. A informação foi confirmada pela assessoria do governo em contato com a reportagem do UOL.

O decreto será publicado no Diário Oficial na próxima segunda-feira (11), mesma data em que encerraria o prazo do decreto anterior feito pelo governador.

O estado encomendou a órgãos e a secretarias estudos para subsidiar e embasar um eventual lockdown —termo em inglês utilizado para descrever medida de fechamento de determinadas regiões durante a pandemia do novo coronavírus. Mas, pelo menos por enquanto, o governador Wilson Witzel não cogita o isolamento total.

"Precisamos intensificar a fiscalização para que se cumpra o que os prefeitos e o que o governador determinaram. Vamos avaliar ao longo dessa próxima semana essas fiscalizações, com esse trabalho que já começou com a prefeitura fechando calçadões e impedindo as pessoas de transitar desnecessariamente", disse o governador a jornalistas.

Mais cedo, o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) já haviam enviado a Witzel e ao secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, um documento que recomendava a adoção de uma série de medidas para conter a disseminação do novo coronavírus no estado com o reforço do isolamento social.

Entre as sugestões, a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção em todo o estado do Rio de Janeiro, além de mais medidas para informar e aumentar o engajamento da população, e também a fiscalização "no regular exercício do poder de polícia, observados os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência e dignidade da pessoa humana", segundo nota enviada pelas instituições.

O Rio de Janeiro registra, até o momento, 15.741 casos oficiais e 1503 óbitos por causa da covid-19 em todo o estado. (Veja a tabela do UOL abaixo, atualizada no dia 8 de maio).

Segundo a secretaria estadual de Saúde, o maior de número de casos confirmados***, após a capital fluminense, encontra-se em: Duque de Caxias (567 casos), Nova Iguaçu (494) e São Gonçalo (374). (***Os dados, no painel, foram atualizados no dia 7 de maio, às 16h50)

Maior taxa de letalidade no Brasil

A taxa de mortalidade pelo coronavírus no Rio de Janeiro é a maior entre todos os estados brasileiros, de acordo com estudo realizado pelo Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (Nois), que reúne especialistas de diversas instituições.

Nas últimas três semanas, de 14 de abril até segunda-feira (4), a taxa de mortalidade no Rio de Janeiro passou de pouco mais de 6% para 9,09%, ultrapassando São Paulo, que apresentou taxa de 8,25%. Os dois estados têm mortalidade acima da média do país, que é de 6,79%.

Por regiões do país, o Sudeste apresenta a maior mortalidade, com taxa de 7,94%, seguido por Norte (6,60%), Nordeste (6,10%), Sul (3,80%) e Centro-Oeste (2,65%).

São Paulo também prorroga

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), também anunciou hoje a prorrogação da quarentena no estado até o dia 31 de maio. A decisão foi tomada nesta manhã, após uma reunião entre ele, o Centro de Contingência ao Coronavírus e secretários.

Esta é a segunda vez que o político tucano estende o período de isolamento social como medida de combate à covid-19.

Doria declarou ainda que não está totalmente descartada a possibilidade de adotar um lockdown em cidades do estado, embora a medida não esteja prevista.