Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: Santa Casa no Pará usa máscara de mergulho para evitar intubação

Paciente usa máscara de mergulho para realização da ventilação não invasiva na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/05/2020 20h05

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) está utilizando máscaras de mergulho para realização da ventilação não invasiva. O objetivo é evitar a intubação em pacientes críticos acometidos pela covid-19. As máscaras foram doadas à instituição pelo grupo Solidários da Saúde Pará.

A diretora técnica assistencial da FSCMP, Norma Assunção, foi quem conseguiu a doação. Ela agradeceu a parceria com o grupo Solidários da Saúde Pará e destacou que muitas vidas estão sendo salvas com essas máscaras.

"Essas nove máscaras estão sendo úteis demais na ventilação não invasiva dos pacientes críticos com covid-19, pois ajudam a recuperar a função pulmonar dos pacientes, reduzindo a necessidade de ventilação mecânica invasiva. E isso diminui o tempo que o paciente fica internado na UTI", declarou.

Fisioterapeuta da Santa Casa do Pará, Reinaldo Ferreira relatou a eficácia das máscaras de mergulho e disse que a instituição já está utilizando o equipamento, e com bom resultado, desde a segunda-feira da semana passada.

"Ao utilizarmos a ventilação não invasiva, estamos diminuindo a necessidade de intubação e consequentemente os riscos de mortalidade. A máscara também traz outros benefícios ao paciente como a melhora da oxigenação, da saturação e a diminuição do desconforto respiratório, além da redução do trabalho muscular e o aumento da expansão pulmonar, entre outros benefícios", disse o fisioterapeuta.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Covid-19: Santa Casa no Pará usa máscara de mergulho para evitar intubação - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Coronavírus