Topo

Esse conteúdo é antigo

Neto de Oswaldo Cruz morre de covid-19 no Rio de Janeiro

O fotógrafo Pedro Oswaldo Cruz, neto do sanitarista Oswaldo Cruz - Reprodução/Facebook
O fotógrafo Pedro Oswaldo Cruz, neto do sanitarista Oswaldo Cruz Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

10/06/2020 09h23Atualizada em 10/06/2020 13h23

O fotógrafo Pedro Oswaldo Cruz, de 79 anos, neto do sanitarista Oswaldo Cruz, morreu no último final de semana em decorrência da covid-19. A informação foi confirmada pelo Instituto Oswaldo Cruz.

Ele estava internado desde meados de maio, no Hospital Silvestre, no bairro do Cosme Velho, no Rio de Janeiro. A mulher dele, de 74 anos, também foi infectada e continua internada no mesmo hospital.

"A Presidência da Fiocruz lamenta profundamente o falecimento do fotógrafo Pedro Oswaldo Cruz, neto do médico e cientista Oswaldo Cruz, no sábado (6). Depois de algumas semanas internado, Pedro, que completaria 80 anos na próxima semana, foi mais uma vítima da Covid-19. Ele deixou esposa, Maria Christina, que também está internada. O casal não teve filhos", diz o comunicado divulgado pelo Instituto.

Pedro ficou conhecido por seu trabalho registrando o patrimônio histórico do Rio, trabalhou na Funarte e fotografou muitas capas de disco. O sepultamento foi realizado na segunda-feira, no Rio.

Oswaldo Cruz, avô de Pedro, foi o responsável por empreender uma campanha sanitária de combate às principais doenças no Rio de Janeiro: febre amarela, erradicada em 1907, peste bubônica e varíola. Ele dá nome a uma das mais importantes instituições de pesquisa científica do país.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informaram a matéria e a Home Page do UOL, Pedro Oswaldo Cruz tinha 79 anos, e não 78. A informação foi corrigida.