Topo

80% das amostras de álcool gel analisadas pela UFPR são irregulares

Laboratório de análise de álcool gel da UFPR - Marcos Solivan/Sucom-UFPR
Laboratório de análise de álcool gel da UFPR Imagem: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/10/2020 21h05

Cerca de 80% das amostras de álcool gel analisadas pelo laboratório de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) são irregulares, de acordo com Andersson Barison, professor do Departamento de Química da Universidade paranaense.

Em entrevista à CBN de Curitiba, o professor comentou os resultados obtidos pelo laboratório da Universidade, que oferece gratuitamente análise das marcas de álcool gel compradas nos supermercados e farmácias.

"80% das amostras não possuem o teor de álcool etílico recomendado pela Anvisa, que é de 68 a 72%. Então se a pessoa utilizar um álcool gel que não tem essa porcentagem não vai matar o vírus", alertou Andersson.

Segundo o professor, uma pessoa, ao utilizar o álcool, não consegue saber se aquela marca é regular ou não.

"Se você colocar uma quantidade mínima de álcool etílico, ele vai ter o cheiro de álcool, então não tem como o consumidor saber se o álcool é de boa qualidade. Por isso é muito importante que as pessoas solicitem a análise pra gente, que mandem essa amostra", disse ele.

A UFPR recebe amostras de pessoas de todo o Brasil. Para saber se o álcool gel utilizado atende aos critérios da Anvisa, o professor explica que basta separar meio miligrama da amostra, colocar em um vidro e enviar por Correio para a Universidade. Para quem mora em Curitiba, o laboratório também recebe amostras pessoalmente.

Andersson afirmou também que a análise do álcool enviado pela população não tem valor judicial.

"Nós fazemos um relatório e ele não tem valor jurídico, serve apenas para informar o consumidor o teor de álcool etílico que tem na amostra enviada", explicou o professor.

Para onde mandar a amostra?

Para solicitar a análise é preciso encaminhar uma amostra pelos correios (veja endereço abaixo), além de informar dados pessoais e de contato. Centro Politécnico da UFPR Endereço: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100, Jardim das Américas, Curitiba, Paraná Mais informações: alcoolgel@c3sl.ufpr.br