Topo

Com pavor de agulha, enfermeiro grita ao ser vacinado: "Optei por proteção"

Marcelo Casagrande

Colaboração para o UOL, em Araçatuba/SP

30/01/2021 13h47

O vídeo de um enfermeiro que se "desespera" antes de receber a vacina contra a covid-19 viralizou nas redes sociais. Nas imagens, ele segura com força o braço que vai receber a dose e bate as pernas, demonstrando angústia. Ele chega a gritar quando a profissional que vai aplicar a vacina se aproxima com a seringa.

A explicação para a reação inesperada é que o enfermeiro Milton dos Reis Francisco, 41, tem pavor de agulhas. "Administrar qualquer medicação [em pacientes] é tranquilo. Mas, receber a medicação em mim é sempre complicado. Deve ser trauma de infância", disse ao UOL o profissional que atua na área da saúde há 19 anos. Ele defende a vacinação, mesmo com medo.

Apesar do pavor de agulha, optei pela proteção. Decidi pela segurança da vacina.
Milton dos Reis Francisco, 41, enfermeiro

Francisco trabalha em um pronto-socorro de Araçatuba (521 quilômetros de São Paulo) e faz parte do grupo prioritário de imunização. Por isso, foi um dos primeiros da cidade a receber a dose.

Compartilhamento e identificação

No vídeo, dá para ouvir as pessoas que testemunharam a cena darem risada. Nas redes sociais, muita gente se identificou com a apreensão.

O humorista Tirullipa foi um deles. "Ele me representa. Kkkkk. Eu quando for tomar a vacina da covid-19", postou o artista.

Até o início da tarde deste sãbado (30), o vídeo já foi visualizado cerca de 6,9 milhões de vezes e recebeu mais de 13,5 mil comentários. Entre eles, o de famosos como a atriz Susana Werner e a modelo Aline Riscado.

Francisco garante que não ficou chateado com a repercussão, apesar de ter pedido para que ninguém gravasse a cena. "Eu já sabia que seria desconfortável, mesmo assim encarei aquele momento. Tem que fazer o que é preciso para cuidar da saúde", comenta.