Topo

Esse conteúdo é antigo

Menino morre de leucemia 2 anos após irmão gêmeo falecer da mesma doença

Fernando, de 4 anos, morreu de leucemia - Arquivo pessoal
Fernando, de 4 anos, morreu de leucemia Imagem: Arquivo pessoal

Daniel César

Colaboração para o UOL, em Pereira Barreto (SP)

07/02/2021 15h42

O pequeno Fernando, de 4 anos, morreu ontem depois de perder a luta contra a leucemia. A triste coincidência é que, em 2018, o irmão gêmeo dele, Matheus, à época com dois anos, já havia morrido da mesma doença.

A notícia foi dada nas redes sociais e comoveu parentes e amigos de Edson Souza e Kátia Souza, pais dos meninos. O dois haviam iniciado uma intensa campanha de doação de medula óssea que tomou conta da região de Araçatuba (interior de São Paulo), onde a família mora, e que chamou a atenção de outras partes do Brasil.

Fernando estava internado em Jaú, e municípios vizinhos de Araçatuba organizaram nas últimas semanas caravanas com ônibus lotados para uma campanha massiva de doação de medula óssea para tentar encontrar alguém compatível que pudesse salvar a vida do menino, mas não houve tempo.

"Não conseguimos meu anjo. Fizemos o que pode para salvar você. Que Deus te receba nos seus braços. Me dói a alma saber que você se foi, mais um anjinho no céu. Vamos amar vocês para sempre. Matheus e Fernando. Peço a Deus que dê força para meu irmão Edson e a minha cunhada Kátia", escreveu Zenir de Souza, tia da vítima.

A tia de Fernando havia se manifestado mais cedo sobre a morte do sobrinho. "Inexplicável a dor nesse momento, mas quero agradecer a todos que se empenharam nessa luta, infelizmente não conseguimos, mas não esqueçam que a luta continua por todas as outras crianças que ainda esperam por uma medula", escreveu Zenir.

Os pais de Fernando não se manifestaram nas redes sociais e optaram por guardar silêncio. Eles foram muito ativos nas redes sociais desde que a leucemia se manifestou e chegaram a organizar uma página no Facebook, Ame Nando, que conta com mais de 2.000 curtidas. Lá também houve a comunicação da morte do garoto.

#Descança_Em_Paz_Nando #Nós_Te_Amamos #Pequeno_Príncipe

Publicado por AME NANDO em Sábado, 6 de fevereiro de 2021

"Com muita dor comunico o falecimento do Fernando. O céu ganhou mais uma estrelinha. Que Deus possa confortar os pais neste momento", diz o texto publicado no sábado e que recebeu mais de 700 curtidas e centenas de comentários e compartilhamentos.

No perfil da mãe, há inúmeras mensagens de pêsames de amigos e seguidores, que demonstraram tristeza com a notícia. A última postagem de Kátia havia sido há três dias, compartilhando vídeos com músicas evangélicas e mostrando sua tristeza com a luta do filho.

"Não demora não Jesus. Não aguento mais viver nesse mundo que me causa tanta dor. Vem buscar sua noiva, pai. Nos tira logo desse mundo", escreveu. Fernando foi sepultado em Araçatuba às 9h de hoje.

Irmão gêmeo morreu da mesma doença

A triste coincidência aconteceu em 2018, quando em 11 de julho, Edson e Kátia já haviam perdido Matheus, irmão gêmeo de Fernando, também para a leucemia e por não encontrar um doador compatível. Na época, os médicos chegaram a estranhar o fato de que, mesmo sendo gêmeo, Nando não poderia doar sua medula.

A explicação acabou surgindo meses depois, quando em outubro foi constatado que Fernando também estava com a doença e iniciou-se outra saga para tentar tratá-lo. Ele chegou a se recuperar, entrando na fase de remissão da doença.

Mas recentemente exames periódicos haviam apontado que a leucemia retornou de forma mais agressiva e os médicos informaram aos familiares a necessidade urgente de um doador de medula. A partir daí nasceram diversas campanhas nas redes sociais e que tiveram fim ontem de forma trágica.