Topo

Esse conteúdo é antigo

SP, PE e SC registram casos de variante brasileira da covid-19

Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde de São Paulo - Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde de São Paulo Imagem: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

11/02/2021 17h28

O secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, confirmou hoje que foram identificados no estado nove casos de infecção pela variante brasileira do coronavírus.

Segundo informou o secretário em entrevista na emissora de televisão GloboNews, três casos foram identificados em laboratórios particulares e outros seis foram detectados pelo Instituto Adolfo Lutz. Entre estes seis, cinco pessoas vieram de Manaus e uma teve contato com alguém que veio da capital amazonense.

Gorinchteyn também informou que duas pacientes eram irmãs que vieram a São Paulo para realizar um tratamento de saúde. Os outros sete não tinham relação entre si.

O secretário de Saúde paulista explicou que o sequenciamento genético do vírus foi realizado justamente porque elas testaram positivo após a viagem ou, no caso de uma paciente de Águas de Lindóia, o contato com alguém que tinha viajado.

Ele informou ainda que as pessoas que tiveram contato com estes pacientes foram monitoradas e testadas, mas todos eles se mantiveram assintomáticos e testaram negativo para a doença.

Pernambuco também confirmou casos da nova cepa

A Secretaria de Saúde de Pernambuco também confirmou hoje dois casos da variante brasileira no estado. De acordo com o órgão, trata-se de pacientes amazonenses que foram a Pernambuco para dar continuidade ao tratamento da covid-19.

Os dois pacientes que estavam internados em Pernambuco morreram por complicações da doença. Eles eram homens e tinham cerca de 50 anos.

A variante P1 foi confirmada pela Fiocruz PE (Fundação Oswaldo Cruz), que realizou o sequenciamento genético dos vírus.

Santa Catarina também registra caso

A secretaria estadual da Saúde, em Santa Catarina, também confirmou hoje o registrou de um caso de covid-19 pela variante P.1, do vírus SARS-CoV-2 circulante em Manaus (AM).

Segundo a secretaria, o caso é de um paciente de 55 anos, residente de Joinville (SC), com histórico de viagem para Manaus. Ele retornou ao estado catarinense no dia 16 de janeiro e, depois, apresentou falta de ar e procurou uma unidade de saúde para atendimento médico.

A amostra de swab nasofaríngeo para realização de exame RT-qPCR foi coletada no dia 17 de janeiro e confirmado pelo Lacen/SC no dia seguinte. O paciente apresentou quadro moderado, mas internado no Hospital Bethesda em isolamento, com boa evolução.