SP, PE e SC registram casos de variante brasileira da covid-19
O secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, confirmou hoje que foram identificados no estado nove casos de infecção pela variante brasileira do coronavírus.
Segundo informou o secretário em entrevista na emissora de televisão GloboNews, três casos foram identificados em laboratórios particulares e outros seis foram detectados pelo Instituto Adolfo Lutz. Entre estes seis, cinco pessoas vieram de Manaus e uma teve contato com alguém que veio da capital amazonense.
Gorinchteyn também informou que duas pacientes eram irmãs que vieram a São Paulo para realizar um tratamento de saúde. Os outros sete não tinham relação entre si.
O secretário de Saúde paulista explicou que o sequenciamento genético do vírus foi realizado justamente porque elas testaram positivo após a viagem ou, no caso de uma paciente de Águas de Lindóia, o contato com alguém que tinha viajado.
Ele informou ainda que as pessoas que tiveram contato com estes pacientes foram monitoradas e testadas, mas todos eles se mantiveram assintomáticos e testaram negativo para a doença.
Pernambuco também confirmou casos da nova cepa
A Secretaria de Saúde de Pernambuco também confirmou hoje dois casos da variante brasileira no estado. De acordo com o órgão, trata-se de pacientes amazonenses que foram a Pernambuco para dar continuidade ao tratamento da covid-19.
Os dois pacientes que estavam internados em Pernambuco morreram por complicações da doença. Eles eram homens e tinham cerca de 50 anos.
A variante P1 foi confirmada pela Fiocruz PE (Fundação Oswaldo Cruz), que realizou o sequenciamento genético dos vírus.
Santa Catarina também registra caso
A secretaria estadual da Saúde, em Santa Catarina, também confirmou hoje o registrou de um caso de covid-19 pela variante P.1, do vírus SARS-CoV-2 circulante em Manaus (AM).
Segundo a secretaria, o caso é de um paciente de 55 anos, residente de Joinville (SC), com histórico de viagem para Manaus. Ele retornou ao estado catarinense no dia 16 de janeiro e, depois, apresentou falta de ar e procurou uma unidade de saúde para atendimento médico.
A amostra de swab nasofaríngeo para realização de exame RT-qPCR foi coletada no dia 17 de janeiro e confirmado pelo Lacen/SC no dia seguinte. O paciente apresentou quadro moderado, mas internado no Hospital Bethesda em isolamento, com boa evolução.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.