Topo

Esse conteúdo é antigo

Piauí decreta toque de recolher para tentar conter avanço da covid-19

Wellington Dias (PT), governador do Piauí Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

23/02/2021 22h42

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), publicou decreto no qual determina o toque de recolher em todo o estado, entre 23h e 5h, como forma de combate à pandemia da covid-19. A nova regra começa a valer à meia-noite desta quarta-feira e vai até o dia 4 de março.

"Estamos publicando um decreto com novas medidas de restrição no Piauí. Vivemos um dos momentos mais críticos da pandemia no nosso estado, com alta ocupação nos leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva)", justificou o governador, nas redes sociais.

Além do toque de recolher, Dias também propôs outras medidas de restrição, como apenas o funcionamento de atividades essenciais aos fins de semana. As escolas poderão funcionar seguindo os protocolos sanitários, mas "não devem ter aulas presenciais aos sábados".

Segundo o decreto, a fiscalização das medidas determinadas será exercida de forma ostensiva pelas vigilâncias sanitárias estadual e municipal, com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Municipal, e com colaboração da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e do Ministério Público Federal.

"Entendo que todas as pessoas já estão há muito tempo neste sacrifício, mas estamos chegando em um patamar muito avançado de adoecimentos. Estamos trabalhando também para o aumento de número de leitos [destinados à covid]", pontuou Dias.

A ocupação de leitos de UTI destinados à covid chegou a 93% em Teresina, capital do Piauí, no último fim de semana, segundo a Fundação Municipal de Saúde. Dos 113 totais, 105 estavam ocupados.

Números da covid-19

O Brasil apresentou hoje (23) a terceira maior média móvel de mortes por covid-19 em toda a pandemia e a segunda maior no ano de 2021. Nos últimos sete dias, a média de óbitos causados pela doença foi de 1.095. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nas informações transmitidas pelas secretarias estaduais de saúde.

Hoje, o país completou 34 dias consecutivos com média móvel de mortes por covid-19 acima de mil, a maior sequência em toda a pandemia.

Das regiões, apenas o Norte teve queda (-16%) após dias seguidos em estabilidade. Já Nordeste (39%) e Sul (37%) tiveram aceleração. Centro-Oeste (13%) e Sudeste (-7%) se mantiveram estáveis.

O Piauí já registrou, até agora, 171.032 casos confirmados e 3.274 mortes em decorrência da doença, segundo boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de saúde. (Veja mais detalhes no gráfico abaixo)

  • Piauí: estável (0%)

    Comunicar erro

    Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

    Piauí decreta toque de recolher para tentar conter avanço da covid-19 - UOL

    Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

    Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


    Coronavírus