Seis pacientes morrem após falha em sistema de oxigênio de hospital do RS
Seis pacientes morreram hoje após uma falha no sistema de distribuição de oxigênio do Hospital Lauro Reus, em Campo Bom, na região metropolitana de Porto Alegre. Segundo a SES-RS (Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul) e a própria casa de saúde, os óbitos não ocorreram por falta de oxigênio.
O hospital alegou que houve uma "instabilidade" no aparelho responsável pelo serviço. O problema foi registrado às 8h10 e durou cerca de 30 minutos. Havia 26 pacientes em ventilação mecânica na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e na emergência quando aconteceu a falha. Segundo a prefeitura, os seis pacientes que morreram eram considerados muito graves.
Em nota, a direção técnica do Lauro Reus observou que o hospital opera com capacidade próxima a 300% acima da média. Uma sindicância interna foi instaurada e deve apontar "possíveis causas da instabilidade temporária na central de oxigênio".
Ainda segundo a assessoria do hospital, há 12 leitos de UTI no local e todos estão ocupados com pacientes com covid-19. A prefeitura informou que há 61 leitos no hospital - os 12 de UTI e outros 49 de semi-UTI..
Em nota, a SES pediu para os hospitais para que mantenham um "estoque mínimo de oxigênio, suficiente para uma semana", devido a possibilidade de falta do produto. A prefeitura disse, por meio de nota que providenciou carregamentos com mais cilindros de oxigênio como "medida de retaguarda".
"Assim que a Prefeitura soube do ocorrido, prontamente, por intermédio do prefeito Luciano Orsi, do secretário de Saúde João Paulo Berkembrock e da equipe técnica do hospital, colocou à disposição todo o auxílio possível para manter a oxigenação dos pacientes. Foram enviados reforços da Samu e outros profissionais da saúde, entre médicos e enfermeiros, se deslocaram para prestar ajuda", complementou a prefeitura em nota.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.