Mulher morre de covid em SP após ter complicações por falta de sedativos
Uma vítima de coronavírus morreu ontem na UPA Julio Tupy, em Guaianazes, na zona leste de São Paulo, após ter o quadro agravado devido à falta de medicamentos sedativos.
Maria Vanda Avelino de Souza, de 60 anos, deu entrada na unidade no dia 10 de março, após passar por outros três hospitais. Segundo a filha Ariana Souza, a mãe foi entubada no dia 13 e aguardava na fila por um leito de UTI.
"No dia 17, o médico me informou que a unidade estava com falta de betabloqueadores, medicamento que auxilia na estabilidade do paciente que está entubado", relatou a filha ao UOL.
Segundo ela, a falta deste medicamento acarretou em uma queda brusca de pressão, o que agravou o quadro da mãe.
"Minha mãe teve uma descompensação de pressão, dificultando a evolução do tratamento, comprometendo ainda mais seu organismo e seu pulmão", relatou. "A pressão baixa foi devido a ela não estar totalmente sedada, dificultando que o aparelho de oxigênio faça seu trabalho", disse.
No dia 21, após oito dias aguardando uma transferência para UTI, Maria Vanda teve mais uma queda de pressão e uma parada cardiorrespiratória, e não resistiu.
Saga de hospitais
Antes de ser internada na UPA Julio Tupy, a paciente foi a outros três hospitais. Ela estava com sintomas do covid-19 desde o dia 3 de março, quando recorreu à UPA São Miguel (Tito Lopes), também na zona leste da capital.
Segundo a filha, a unidade fez o teste de covid e mandou Maria Vanda de volta para casa. No dia 8 de março, ela retornou à mesma unidade com sintomas agravados e foi novamente mandada para casa.
No dia 10 de março, a família fez nova tentativa e levou Maria Vanda ao AMA Parada 15 de Novembro, em Itaquera.
"Minha mãe já não aguentava mais andar e foi encaminhada para internação na Julio Tupy, onde foi internada e estava entubada desde o dia 13", relatou Ariana.
A filha chegou a recorrer à Defensoria Pública para solicitar um leito de UTI para a mãe. Ela conseguiu um agendamento de triagem para o dia 7 de abril. "Minha mãe era uma mulher guerreira e eu a perdi", disse Ariana.
Prefeitura nega falta de medicamento
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Leste, informou à reportagem que "a UPA Julio Tupy conta com todos os medicamentos necessários para o atendimento aos pacientes com Covid-19."
Ainda segundo a prefeitura, na noite desta segunda-feira, a unidade conta com nove pacientes intubados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.