SP se aproxima de 30 mil internados por covid e tem 91,2% de UTIs ocupadas
O estado de São Paulo segue com a tendência de alta nos números de novos internados por covid-19 e se aproxima de 30 mil pessoas se recuperando da doença em unidades de saúde. Segundo dados atualizados da Secretaria Estadual de Saúde, hoje são 28.638 pessoas internadas em UTIs e enfermarias, com a ocupação dos leitos de terapia intensiva no estado chegando a 91,2%.
"Em quatro semanas, tivemos aumento de 110% em relação ao que vimos no dia 22 do mês de fevereiro. Hoje atingimos 28.638 pessoas internadas, sendo 12.068 nas UTIs. As taxas de ocupação: no estado está em 91,2%, e na Grande São Paulo em 91,3%", anunciou Jean Gorinchteyn, Secretário estadual de Saúde, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.
Ao todo, desde o começo da pandemia, São Paulo já registrou 2.311.101 casos de covid-19 e 67.602 mortes por causa da doença. Diante da situação, o governo estadual implantou a fase emergencial desde a semana passada. Paulo Menezes, médico coordenador do Centro de Contingência da covid-19 em São Paulo, entende que por enquanto é preciso esperar para avaliar os resultados dessa mudança.
"Completamos agora uma semana de fase emergencial. Esperamos ver, daqui para frente, o impacto em números de transmissão, casos e óbitos. Precisamos que as pessoas sigam as recomendações sanitárias", pediu Paulo.
O Centro de Contingência e a Secretaria de Saúde afirmaram que há pequenos sinais de melhoras na situação, com números do final de semana, mas ainda precisam avaliar se é apenas oscilação por causa das medidas. A quantidade de internações aumentou em um ritmo menor do que na semana anterior, mas todos médicos ressaltaram que é "algo precoce" por enquanto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.