Topo

Esse conteúdo é antigo

Sergipe renova decreto de calamidade pública para conter avanço da covid-19

Governo de Sergipe renovou o decreto de calamidade pública por causa da pandemia do novo coronavírus por mais 180 dias - Divulgação/Governo do estado de Sergipe
Governo de Sergipe renovou o decreto de calamidade pública por causa da pandemia do novo coronavírus por mais 180 dias Imagem: Divulgação/Governo do estado de Sergipe

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

26/03/2021 13h31

O governo de Sergipe renovou o decreto de calamidade pública para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. A deliberação, que permite ao poder executivo adotar medidas administrativas necessárias à situação, foi publicada hoje no Diário Oficial do estado.

O atual decreto expira em abril e o novo valerá por mais 180 dias, finalizando em outubro.

De acordo com a publicação, estão autorizadas, nos casos de efetiva demonstração de urgência, as aquisições de bens e serviços com dispensa de procedimentos licitatórios.

"A requisição de bens móveis e imóveis privados, serviços pessoais e utilização temporária de propriedade particular, desde que sejam estrita e efetivamente necessários a reduzir o grave e eminente perigo público", explica o decreto. O estado já havia decretado calamidade pública em março do ano passado.

Atualmente, Sergipe tem 169.458 casos de covid-19 e 3.368 mortes., segundo dados da secretaria estadual de Saúde, que investiga mais 15 possíveis óbitos em decorrência do vírus. O estado segue promovendo medidas restritivas para conter o avanço de contaminação pela doença.

Em relação a vacinação, a secretaria informou que 134.963 pessoas já receberam a primeira dose. Referente à segunda etapa do processo de imunização, foram aplicadas 39.552 doses.