Quarentena não será prorrogada no ES; 37 municípios estão em risco extremo
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou novas medidas de combate à covid-19 no estado. O período de quarentena, que começou no final de março e vai até o domingo de Páscoa (4), não será prorrogado. Os municípios voltarão a ser divididos em riscos baixo, moderado, alto e extremo, a partir da próxima segunda (05).
A Região Metropolitana da Grande Vitória foi classificada como risco extremo. Com isso, o transporte público continuará suspenso. "Nós manteremos, na semana que vem, a suspensão do transporte público. De segunda-feira até domingo, não teremos transporte público na Região Metropolitana. É um foco de transmissão", explicou Casagrande. O transporte interestadual também continua suspenso. O intermunicipal retorna com 50% da capacidade.
Dos 78 municípios capixabas, 37 estão em risco extremo, 39 em risco alto e dois em risco moderado. Nas cidades classificadas com risco extremo de contaminação para covid-19, o comércio funcionará apenas três dias da semana, das 10h às 16h. "Funcionarão quarta, quinta e sexta-feira. Supermercado funcionará até às 20h e fechará aos domingos e feriados", anunciou o governador. Os serviços essenciais funcionam normalmente, independentemente da classificação.
Confira como fica o mapa de risco do estado.
Quarentena surtiu efeitos, diz governador
Casagrande disse no pronunciamento que a quarentena surtiu efeitos e que por isso conseguiu retirar o estado do risco extremo. "Isso vai ser notado daqui a pouco, porque o efeito de uma quarentena demora um pouco mais de tempo, porque as pessoas que não foram contagiadas deixarão de fazer uma pressão sobre o sistema de saúde", disse.
Em relação aos leitos exclusivos para a covid-19, 91,35% das UTIs estão ocupadas. Com os números acima dos 90% há mais de uma semana, Renato Casagrande disse que o estado abrirá novos leitos nos próximos dias. "Nós abrimos, em março, em torno de 200 leitos. Vamos abrir mais 500 de UTI e enfermaria em abril. Vamos chegar a pouco mais de 1.100 leitos de UTI", disse o governador.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.